. .

Espaço Sesc na Feira do Livro de Caxias do Sul promove mostras e bate-papos voltados ao cinema de terror

Mostra de Terror Giallo e Mostra Maldita exibirão títulos de terror nacionais e internacionais
Lipe, Vovô e o Monstro está na programação

O Espaço Sesc – Monstros do Cinema promove, durante a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, mostras, bate-papos e sessão de cinema musicada. Entre os dias 02 e 11 de outubro, na Praça Dante Alighieri, a Mostra de Terror Giallo, a Mostra Maldita e a exibição de curtas vencedores da Mostra Sesc de Cinema exibirão gratuitamente diversos títulos nacionais e internacionais, do gênero de terror. Confira abaixo a programação – para a agenda completa do espaço, acesse www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209.8250, no site e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.

Abrindo a programação cinematográfica do espaço, de 02 até 05 de outubro, a Mostra de Terror Giallo exibirá quatro obras internacionais, além quatro curtas brasileiros. A mostra ganhou este nome porque, inicialmente vindo da literatura, o Giallo é uma espécie de movimento no qual suas histórias retratam preferencialmente assassinatos em série, no qual um detetive ou uma mulher se tornava protagonista ao tentar descobrir quem realizou os crimes. As vítimas desses assassinos eram, na maioria dos casos, também mulheres. Dentro dessas tramas, apenas no grande clímax final se é descoberto quem realmente foi o culpado, construindo uma tensão e perturbando o público ao longo da história. O nome “Giallo” vem de uma referência às revistas “pulp”, que eram comercializadas na Itália, onde o subgênero teve seu estopim no início dos anos 30, pois as capas desses livros eram amarelas (Giallo, em italiano).

Já no dia 06 de outubro, às 17h30, acontece a exibição dos quatros curtas de “A Maldição do Sanguanel”, seguida de bate-papo com o diretor Felipe M. Guerra sobre a história destas produções e a cena atual de cinema independente de terror no Brasil. A atividade contará com a mediação de Robinson Cabral. Guerra é um dos cineastas independentes mais conhecidos do Brasil, famoso por misturar comédia e terror em seus projetos.

Na sequência, nos dias 08 e 09 de outubro, a Mostra Maldita traz dois longas brasileiros de terror: “7 caixas”, de 2012, e “A estrada perdida”, de 1997. Já no dia 10, com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira, serão exibidos curtas nacionais que concorreram na Mostra Sesc de Cinema. Além da premiação com um contrato de licenciamento para exibição pública, a Mostra Sesc de Cinema certifica os destaques de melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco e montagem.

Também no dia 10, às 20h, no Teatro Pedro Parenti – Casa da Cultura, haverá a exibição de “Frankenstein”. Em comemoração aos 200 anos do lançamento do romance “Frankenstein ou o Moderno Prometeu”, de Mary Shelley, a banda Quarto Sensorial, de Porto Alegre, uniu esforços com o produtor Fu_k The Zeitgeist e criou uma trilha sonora especificamente para a ocasião, que é executada ao vivo, durante a exibição do filme. A proposta é unir criatividade e extrapolar as noções de gênero musical, sugerindo uma experiência única e inesquecível até para os mais familiarizados com a obra. O ingresso pode ser adquirido mediante doação de um livro usado, em bom estado, no Sesc ou na bilheteria da Casa da Cultura. Os livros serão repassados ao projeto Troca-Troca do Sesc Caxias do Sul, projetos sociais e bibliotecas públicas da cidade.

Encerrando a programação cinematográfica, no dia 11, haverá um bate-papo com João Pedro Fleck, às 19h30, mediado por Nano Richardi. Fleck é curador e diretor do Festival de Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (FantasPoa), considerado o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. A proposta desta atividade é apresentar o festival – como começou, experiências, curiosidades, público, histórico, palestrantes, entre outros temas.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

ESPAÇO SESC – MONSTROS DO CINEMA

MOSTRAS DE CINEMA

Local: Praça Dante Alighieri

PROGRAMAÇÃO

 

02 de outubro (Terça-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra de Terror Giallo

Filme: Seis Mulheres para o assassino (1964)

Duração: 88 min

Classificação: 18 anos

O filme

Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente a Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.

Terror Giallo

Inicialmente vindo da literatura, o Giallo é uma espécie de movimento no qual suas histórias retratam preferencialmente assassinatos em série, no qual ou um detetive ou uma mulher se tornava o protagonista ao tentar descobrir quem realizou os crimes. As vítimas desses assassinos eram, na maioria dos casos, também mulheres. Dentro dessas tramas, apenas no grande clímax final se é descoberto quem realmente foi o culpado, construindo uma tensão e perturbando o público ao longo da história. O nome “GIALLO” vem de uma referência às revistas “pulp” que eram comercializadas na Itália, onde o subgênero teve seu estopim no início dos anos 30. Tudo isso porque as capas desses livros eram amarelas, giallo em italiano.

03 de outubro (Quarta-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra de Terror Giallo

Filme: Tenebre (1982)

Duração: 106 min

Classificação: 18 anos

Escritor chega à cidade de Roma para promover seu último livro, Tenebrae, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino.

04 de outubro (Quinta-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra de Terror Giallo

Filme: O Estranho Vício da Sra. Ward (1971)

Duração: 95 min

Classificação: 18 anos

A esposa de um embaixador descobre que um dos homens em sua vida – ou seu marido, um ex-amante ou seu amante atual – pode ser um serial killer terrível.

05 de outubro (Sexta-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra de Terror Giallo

Filme: O Segredo do Bosque dos Sonhos (1972)

Duração: 98 min

Classificação: 18 anos

A trama de desenvolve em um vilarejo siciliano, que fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de cruéis assassinatos envolvendo um grupo de crianças. Instaura-se um estado de paranoia generalizada, onde todos são suspeitos. Andrea (Tomas Milian), um jornalista obstinado, tenta desvendar a identidade do assassino, enquanto a bela Patrizia (Barbara Bouchet) luta para inocentar-se das suspeitas que recaem sobre ela, e Maciara (Florinda Bolkan), a bruxa da cidade, sofre as conseqüências por suas atividades, consideradas demoníacas pela população. Enquanto isso, o medo gera uma nova onda de violência, atingindo vidas inocentes.

06 de outubro (Sábado)

17h30 – “A Maldição do Sanguanel”

Exibição dos quatro curtas, seguido de bate-papo com o diretor Felipe M. Guerra sobre a história destas produções e a cena atual de cinema independente de terror no Brasil.

Mediação: Robinson Cabral

Felipe M. Guerra é um dos cineastas independentes mais conhecidos do Brasil, famoso por misturar comédia e terror em seus projetos. Produtor de A Maldição do Sanguanel, longa dividido em quatro episódios, onde cada diretor foi responsável por um deles. Jornalista de formação, com 16 anos de atividade, pesquisador de cinema desde sempre e diretor de filmes trash/independentes nas horas vagas.

08 de outubro (Segunda-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra Maldita

Filme: 7 caixas (2012)

Duração: 105 minutos

Classificação: 14 anos

Victor trabalha como porteiro em um mercado invadido pela pobreza. Ele quer comprar um celular, mas como não tem dinheiro, acaba aceitando fazer a entrega de sete caixas em troca de 100 dólares. A partir deste momento, passa a correr perigo de vida.

09 de outubro (Terça-feira)

19h30 – CineSesc | Mostra Maldita

Filme: A estrada Perdida (1997)

Duração: 134 min

Classificação: 12 anos 

Um músico é acusado de assassinar sua esposa em casa. Ele sabe que não foi ele, mas ao ver as fitas da câmera de segurança, sua opinião muda, e não consegue entender o que aconteceu até descobrir a verdade.

10 de outubro (Quarta-feira)

Mostra Sesc de Cinema – Exibição de Curtas

Classificação Livre

Com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica brasileira, que não chega ao circuito comercial de exibição, a Mostra Sesc de Cinema pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. Além da premiação com um contrato de licenciamento para exibição pública, a Mostra Sesc de Cinema certifica os destaques de melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco e montagem.

Os curta-metragens selecionados fazem parte do Programa “Do Universo Infanto-Juvenil” da Mostra Sesc de Cinema que já circulou por diversos lugares do país e foram lançados entre 2014 e 2016.

15h – Astrogildo e a Astronave

Direção: Edson Bastos – 18min – Bahia (2016)

Gênero: ficção/juvenil

15h15 – O melhor som do mundo

Direção: Pedro Paulo de Andrade – 13min – São Paulo (2015)

Gênero: ficção/juvenil

15h30 – O menino e o dente de ouro

Direção: Rodrigo Sena – 15min – Rio Grande do Norte (2014)

Gênero: ficção/juvenil

15h45 – O chá do general

Direção: Bob Yang – 22min – São Paulo (2016)

Gênero: ficção/juvenil

16h15 – Meu tio que me disse

Direção: Vanusa Angelita Ferlin – 10min – Santa Catarina (2015)

Gênero: ficção/juvenil

16h30 – Lipe, Vovô e o Monstro

Direção: Felippe Steffens e Carlos Mateus – 9min – Rio Grande do Sul (2016)

Gênero: ficção/juvenil

16h45 – Parque Pesadelo

Direção: Aly Muritiba, Francisco Gusso e Pedsro Giongo – 13min – Paraná  (2015)

Gênero: ficção/juvenil

20h – FRANKENSTEIN

[Sessão musicada por Quarto Sensorial + Fu_k the Zeitgeist] Porto Alegre

Local: Teatro Pedro Parenti – Casa da Cultura

Ingresso: um livro usado, em bom estado, para retirada dos ingressos no Sesc ou na bilheteria da Casa da Cultura

Em comemoração aos 200 anos do lançamento do romance “Frankenstein ou o Moderno Prometeu”, de Mary Shelley, a banda Quarto Sensorial uniu esforços com o Fu_k The Zeitgeist e criou uma trilha sonora especificamente para a ocasião, que é executada ao vivo, durante a exibição do filme. O lançado do projeto foi realizado em Porto Alegre no FantasPoa 2018. A proposta é unir criatividade e extrapolar as noções de gênero musical, propondo uma experiência única e inesquecível até para os mais familiarizados com a obra.

A banda Quarto sensorial é formada por Carlos Ferreira (guitarra/programações), Bruno Vargas (contrabaixo) e Martin Estevez (bateria), o grupo instrumental porto-alegrense atua como um laboratório experimental, por meio das mais diversas manipulações sonoras, desconstruindo regras e rótulos musicais rigidamente estabelecidos.

Fu_k The Zeitgeist é produtor e trabalhou em álbuns da Quarto Sensorial, Ana Muniz, Amigo Imaginário, seus projetos URSO e The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy. Fez muitos remixes para muitas bandas pelo mundo, como North Atlantic Oscillation, The Pineapple Thief e Steve Hogarth & Richard Barbieri, The Receiver e Revere.

O filme Frankenstein, de James Whale foi lançado em 1931, esta adaptação de “Frankenstein” é obra cultuadíssima e considerada o mais influente filme de horror já feito. Apresentando Boris Karloff como o monstro de Frankenstein, numa das mais emblemáticas atuações da história do cinema, o longa-metragem é um emocionante estudo sobre a alienação e a natureza humana.

11 de outubro (Quinta-feira)

19h30 – Case FantasPoa – Bate-papo com o diretor e curador João Pedro Fleck

Mediação: Nano Richardi

João Felipe Fleck é curador e diretor do Festival de Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (FantasPoa), considerado o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina. O evento recebe brasileiros e estrangeiros, que participam de sessões comentadas, atividades de formação, sessões de exibição, sessões musicadas, festas, entre outras atividades paralelas. A proposta desta atividade é apresentar o festival – como começou, experiências, curiosidades, público, histórico, palestrantes, etc.