. .

Escolas públicas de Caxias podem se inscrever para receber atividades do Sesc Mais Leitura

Projeto voltado a alunos do 6º ano ao Ensino Média não tem custo e visa aproximar escritores e leitores

O Sesc Caxias do Sul recebe, até o dia 20 de março, as inscrições das escolas interessadas em receber o projeto Sesc Mais Leitura. Voltada a instituições públicas, a iniciativa visa aproximar escritores e leitores, além de incentivar a leitura entre os mais jovens, e é totalmente gratuita. Na edição de 2023, os escritores convidados que irão liderar as ações com os estudantes são Vinícius Brasil (Guerreiro Poeta), Jonatam Ortiz Borges, Deborah Finocchiaro e Lia Motta. Ao todo, serão 16 atividades realizadas ao longo do ano nas escolas contempladas, seguindo a ordem de inscrição.

Gestores interessados podem inscrever suas escolas através do envio de ofício, com manifestação de interesse, para o e-mail bibliotecacaxias@sesc-rs.com.br. Para receber o projeto, as escolas devem disponibilizar o espaço para a realização – um auditório ou sala grande – e mobilizar, para cada encontro, 100 alunos que estejam cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A programação completa e detalhes sobre os artistas que integram o Sesc Mais Leitura 2023 podem ser conferidas a seguir. Mais informações estão disponíveis com a Unidade pelo telefone (54) 3209-8250, no setor da Biblioteca.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

 

Inscrições ao Sesc Mais Leitura 2023 – Sesc Caxias do Sul

 

Data de inscrições: Até 20/03

Formato de inscrição: Envio de ofício, com manifestação de interesse, para o e-mail bibliotecacaxias@sesc-rs.com.br 

Condição para adesão: Escola pública com espaço para receber a atividade e mobilização de 100 alunos do 6º ano ao Ensino Médio

Informações: Pelo telefone (54) 3209-8250

 

04 e 05 de abril

Turnos: Manhã e tarde

Temática: Amante do Drama – O Poeta e a Inspiração

Escritor: Vinícius Brasil, o “Guerreiro Poeta”, é graduando em pedagogia, rapper, poeta, escritor e autor do livro de poesias “Amante do Drama – O Poeta e a Inspiração”, de 2019. Ele apresenta sua arte através do projeto Ritmo e Poesia, uma intervenção poética e musical, pela qual busca incentivar os jovens estudantes a serem protagonistas de suas vidas e acreditarem em seus sonhos.

 

23 e 24 de maio

Turnos: Manhã e tarde

Temática: Griô: as sementes que vieram da África

Escritor: Jonatan Ortiz Borges é correalizador e editor de conteúdo do projeto Poética Entreverbo, idealizador do Movimento Poesia de Guardel e do livreto de mesmo nome que conta com quatro edições publicadas. Também é autor de três livros, dois de poesia e um de contos com os títulos de “Eu, poéto”, “A menina que morria a cada maçã” e “Versos Bordados”. Atua como contador de histórias, mediador de leitura, ator, bonequeiro, origamista e áudio descritor.

 

06 e 07 de junho

Turnos: Manhã e tarde

Temática: Palavra de Bolso

Escritora: Deborah Finocchiaro é multiartista. É bacharel em Interpretação Teatral e já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, dentre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.

 

08 e 09 de agosto

Turnos: Manhã e tarde

Temática: Não se engana Onça Caetana

Escritora: Lia Motta é porto-alegrense, graduada em Licenciatura em Teatro, palhaça, atriz, contadora de histórias, produtora cultural, educadora, arteterapeuta e mãe. Em seus trabalhos com teatro e contação de histórias, busca abordar temas que toquem nossa sensibilidade, sempre com humor e gentileza. Atualmente, ela trabalha no Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade, em Goiás, como educadora, onde ministra aulas de teatro e integra o Núcleo de Contação de Histórias.