. .

Equipes de Câmbio do Sesc Cachoeira do Sul participaram de integração em Venâncio Aires

Mais de trinta atletas de Câmbio de Cachoeira do Sul participaram de um torneio de integração em Venâncio Aires nesta quinta-feira, 28 de novembro. O torneio amistoso aconteceu no ginásio da Coopeva e teve a participação de três times do Sesc Cachoeira e dois times do Sesc Venâncio. O evento envolveu em torno de 50 pessoas no total, promovendo integração entre os idosos em prol qualidade de vida por meio da atividade física e unindo o senso de equipe.

Criado na década de 90 por professores de instituições de educação gaúchas, incluindo o Sesc/RS, o Câmbio é um jogo de voleibol adaptado para pessoas idosas, fazendo uso da quadra e da bola do vôlei, mas com baixo impacto.

O Circuito de Câmbio, que é promovido pelo Sesc, tem como objetivo promover o hábito de praticar esportes e o fortalecimento do Programa Sesc Maturidade Ativa e Formação Esportiva, por meio do desenvolvimento de atividades esportivas com foco em pessoas acima dos 50 anos. “As partidas foram muito intensas em campo entre as equipes, mas o espírito de camaradagem e a colaboração entre os jogadores se destacaram”, afirma o Técnico de Esporte e Lazer do Sesc Cachoeira do Sul, Diego Ristow. Além de melhorar as capacidades físicas e cognitivas dos idosos, como a força, a agilidade, a flexibilidade e a atenção, o Câmbio também valoriza a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades. “Somos muito gratos pela oportunidade de trocar com outras equipes praticando esse esporte que traz tantos benefícios”, completa.

Formação Esportiva Sesc – O projeto proporciona o aprendizado esportivo, com enfoque no convívio social, integração e valorização dos participantes. Crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas têm a oportunidade de participar de torneios, conhecer novos lugares, ampliar o meio de convivência e oportunidades de socialização, integração e aquisição de hábitos saudáveis através do esporte. Ao todo são 18 modalidades oferecidas por 30 Unidades do Sesc/RS, incluindo Formação Esportiva Inclusiva, com modalidades paralímpicas, com disponibilidade de vagas gratuitas a interessados com renda bruta familiar de até três salários mínimos. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/formacaoesportiva.