. .

Diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS” será transmitido nacionalmente pelo projeto Identidades Brasilis

Evento encerra no sábado, dia 27 de agosto, com o sarau “50 anos do Consciência Negra - as narrativas que queremos para o Brasil”
Foto: Jader Pxoto

Com transmissão ao vivo para todo o País, através do YouTube do Sesc/RS, o diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS” é mais uma das atividades locais do projeto Identidades Brasilis, que acontece por meio do Sesc Canoas, de 25 a 27 de agosto. No dia 26, às 19h30, a artista indígena Kanauã Nharu, a roteirista-diretora negra Gautier Lee e Oderiê, artista não-binária que atua na área musical, se reunirão para discutir como as questões de identidades conversam com suas produções e com os contextos sociopolíticos aos quais as pessoas queer, ou seja, aquelas que não se encaixam na heteronormatividade, estão inseridas. 

A temática geral do Identidades Brasilis 2022 é “Futurismo Afro-Indígena: (re) existências culturais no Sul do Brasil” e Kanauã quer, justamente, contribuir para a desconstrução da visão deturpada, em suas próprias palavras, que as pessoas têm dos povos originários no Rio Grande do Sul. “Aqui no Estado o apagamento é tão grande que as pessoas desconhecem a existência e as resistências dos povos indígenas e negros. Quando falamos em temáticas queer, a situação piora, pois a LGBTfobia possui casos alarmantes no RS. Estar à frente dessas questões como artista é um enorme prazer e uma responsabilidade gigantesca, pois nos tornamos referência e temos que cumprir nosso papel, de nos tornar pessoas vistas e ouvidas”, pontua ela. 

Para fechar o evento, no dia 27, acontecerá o sarau “50 anos da Consciência Negra – as narrativas que queremos para o Brasil”. Presencial, a atividade acontecerá às 19h30, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), com entrada gratuita. Além das intervenções dos palestrantes Lilian Lima, Preta Mina, Rafa Rafuagi e Ronald Augusto, o público será convidado a subir no palco para recitar poesia, cantar e mostrar outras formas de arte que tragam a memória a causa do povo negro. 

“Esse sarau representa a atenção a vários anseios de grupos sociais e suas lutas históricas por respeito e igualdade de condições. No caso das populações negras, o momento trará vozes de poetas que abordam o racismo sistêmico de forma, ao mesmo tempo, poética e crítica. Mais do que narrativas, penso que esse encontro movido pela literatura ressaltará a reivindicação das mudanças que de fato queremos para o Brasil. Enquanto houver racismo, não haverá democracia”, defende o poeta, ensaísta e professor de Filosofia, Ronald Augusto. 

Durante o sarau, os participantes do workshop “Vivências Afro-futurísticas”, ministrado pelo Coletivo Poetas Vivos nos dois primeiros dias do Identidades Brasilis, apresentarão os materiais artísticos produzidos com base nos temas debatidos no evento. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Sesc Canoas pelo telefone (51) 3456-2013 ou pelo WhatsApp (51) 99198-7062. Confira abaixo a programação completa.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Último dia das atividades do Identidades Brasilis 2022 – Sesc Canoas

Data: 27/08/2022

Local:

25 a 27/08 (quinta a sábado)

Atividade: Workshop “Vivências afro-futuristas”

Horários: 9h às 12h e 13h às 16h (25 e 26/08) e 19h30 (27/08)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Classificação: Livre

Palestrantes: Mariana Marmontel e Felipe Deds

Inscrições: Gratuitas, com vagas limitadas, pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura 

Sinopse: Imersão no universo da transculturalidade afrofuturista e os processos de criação artístico-cultural dos corpos políticos, especialmente negros e indígenas. 

 

26/08 (sexta-feira)

Atividade: Diálogo “Vivências queer afro-indígenas no RS”

Horário: 19h30

Local: On-line, via YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs

Classificação: Livre

Palestrantes: Kanauã Nharu e Gautier Lee

Mediador: Oderiê

Sinopse: Partindo do conceito de (re)existências culturais, o encontro entre três artistas de diferentes linguagens artísticas abordará como as questões de identidade estão em diálogo com as suas produções e com os contextos sociopolíticos aos quais estão inseridos.   

 

27/08 (sábado)

Atividade: Sarau “50 anos do Consciência Negra – as narrativas que queremos para o Brasil”

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Classificação: Livre

Palestrantes: Lilian Rocha, Preta Mina, Rafa Rafuagi e Ronald Augusto

Ingresso: Gratuitos, entregues 1h antes do evento, na bilheteria do Teatro

Sinopse: Apresentações artísticas em celebração aos 50 anos de criação do Grupo Palmares e memórias da iniciativa do 20 de novembro, morte de Zumbi.