. .

Dia Mundial da Alimentação: Sociedade em rede solidária

Neste Dia Mundial da Alimentação, 16/10, o jornal Correio do Povo traz artigo de Alexandre Bem Rodrigues, coordenador de Ação Social Sesc/RS. Confira:
Foto: Marcos Nagelstein Programa Mesa Brasil Sesc estimula rede solidária

Conviver com o fato de que cerca de 815 milhões de pessoas encontram-se em situação de insegurança alimentar grave, segundo o relatório internacional The State of Food Security and Nutrition in the World 2017, divulgado recentemente, é estarrecedor. Isso significa que essas pessoas não possuem uma alimentação saudável, de qualidade ou sequer em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.

O Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, convida à reflexão sobre a fome no Planeta. Neste ano, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) instituiu como tema “Mude o futuro da migração – Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

E como mudar esta realidade, na qual, segundo dados do IBGE, estima-se que 7 milhões de pessoas estejam passando fome no Brasil, sendo que vivemos em um país com tantas riquezas naturais?

Entendemos que a mudança depende de cada um e no Sesc promovemos uma grande rede de solidariedade em torno disso. Desde 2003, com o Programa Mesa Brasil Sesc, desenvolvemos ações com foco na redução do desperdício de alimentos, coletando doações e direcionando a entidades sociais em mais de 50 municípios gaúchos.  

Nestes 14 anos, percebemos uma consistente transformação nas formas de se fazer ação social, pautadas na crescente participação e mobilização das pessoas através das mídias digitais e no pensamento inovador que busca soluções de alto impacto social através do uso da tecnologia. Por trás dessas iniciativas, existe um elemento comum que vem ganhando muita força, expressado pelo trabalho em rede. É a partir da cooperação das pessoas que as causas ganham sentido e as soluções encontram terreno para se fortalecer. Vivendo em uma sociedade cada vez mais conectada, temos a possibilidade de maximizar nossos esforços para realizar as transformações que a sociedade precisa.

Acreditamos na importância do trabalho cooperativo e no engajamento da sociedade e, por isso, convidamos novamente a comunidade gaúcha a participar da Campanha Prato Cheio, que recebe alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc, Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS, além de outras instituições apoiadoras. Abraçamos essa causa e contamos com todos aqueles que acreditam na possibilidade de garantir o acesso à alimentação adequada a todos. 

 

  • * Artigo de Alexandre Ben Rodrigues, coordenador de Ação Social do Sesc/RS,
  • publicado no jornal Correio do Povo do dia 16/10/17.