. .

Dia do Desafio 2018 é lançado oficialmente em Alegrete

Evento ocorreu no dia 15/05 e contou com a presença de representantes de 22 municípios

Foi dada a largada para mais uma edição do Dia do Desafio. O lançamento regional ocorreu em Alegrete e em outras seis cidades do Estado, na última terça-feira (15/05). Em Alegrete, a cerimônia ocorreu no Sesc (Rua Andradas, 71) e contou com a presença de representantes de 22 municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Capão do Cipó, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaqui, Ivorá, Júlio de Castilhos, Maçambara, Manoel Viana, Pinhal Grande, Quaraí, Quevedo, Rosário, Santa Margarida do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, Uruguaiana. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

O evento promete estimular, no dia 30 de maio, milhares de gaúchos a mudarem os seus hábitos começando por alterar a rotina nessa data e realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física entre a zero hora e 20h do dia. Em 2018, são mais de 3 mil cidades do Continente Americano e no RS serão 492 municípios participantes. Além disso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza a campanha Desafio Social para a arrecadação de calçados esportivos, até 30 de maio, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. As doações podem ser feitas diretamente em cada Unidade local do Sesc

Sobre o DDD O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 30 de maio vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que visa promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.

Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.