Destaque da programação do fim de semana e feriado: Palco Giratório Sesc terá espetáculo on-line infantil e apresentação presencial no Parque Farroupilha
Depois de performance na Ponte dos Açorianos, Espelho d’Água da Redenção receberá ação presencialO fim de semana e o feriado de 12 de outubro reservam muitas opções de apresentações ao vivo do Festival Palco Giratório Sesc, incluindo produções on-line, atividades formativas e uma intervenção artística presencial. No domingo, 10, quem passear pelo Parque Farroupilha (Redenção) poderá ser surpreendido pela performance de A Piscina (Geda Cia de Dança) no Espelho d’água. No Dia das Crianças, uma das atrações principais será a peça infantil Boquinha… e assim surgiu o mundo, com texto de Lázaro Ramos. Também haverá a estreia do Projeto Transit, uma parceria entre Sesc/RS e Instituto Goethe, com o espetáculo Bookpink – O Livro dos Pássaros. Confira a programação completa abaixo.
Com o intuito de surpreender o público e redespertar o desejo de frequentar o teatro, o Palco Giratório Sesc tem realizado apresentações em espaços públicos da capital gaúcha. Na quinta-feira, 7 de outubro, a arte ocupou a Ponte dos Açorianos, com a performance Ritual de Sobrevivência Urbana do Coletivo Ecopoética (foto). No domingo, quem for passear pelo Parque da Redenção deve prestar atenção à movimentação no Espelho d’água, que receberá o trabalho da Geda Cia de Dança com a apresentação da obra A Piscina. Os horários não estão sendo previamente divulgados para evitar aglomerações.
Os espetáculos on-line do fim de semana, com transmissão ao vivo a partir do Youtube do Sesc Brasil, serão recheados de humor e alegria com as produções O Circo a Céu Aberto (09/10 – 16h) e Interior (10/10 – 20h). Na segunda-feira, 11, às 20h, o espetáculo Meia Noite explora a capoeira como elemento criador e motivador do movimento.
Na terça-feira, 12 de outubro, às 16h, haverá uma apresentação voltada ao público infantojuvenil: no sótão de casa, o menino João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas tradições de cristãos, africanos, chineses e índios brasileiros, além das explicações científicas, para entender as diversas perspectivas sobre a criação do mundo. Essa é a história que guia Boquinha… e assim surgiu o mundo, espetáculo escrito por Lázaro Ramos e com direção de produção de Drayson Menezzes. Às 20h, os artistas locais ganham espaço através de uma parceria entre o Sesc/RS e o Instituto Goethe com a apresentação de Bookpink – O Livro dos Pássaros, peça que será transmitida no Canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs).
Com encenações ao vivo de todas as regiões do Brasil e atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais, o Palco Giratório Sesc começou em 30 de setembro e vai até 16 de outubro. Além das atrações que serão realizadas nacionalmente, a edição de 2021 promoverá ações em Porto Alegre e terá continuidade em novembro, nas Unidades do Sesc/RS, por meio de residências artísticas, debates, oficinas on-line e atrações locais. Neste ano, o foco do evento é valorizar as pessoas que construíram a história das artes cênicas e aqueles que seguem realizando pesquisa, produção e circulação, mesmo em um momento de dificuldades para quem vive da cultura. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.
Palco Giratório Sesc – 30/09 a 16/10
Programação completa e inscrições para atividades formativas: www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio
Programação de 09/10 a 12/10
09/10 (SÁBADO)
16h – O CIRCO A CÉU ABERTO (O Circo a Céu Aberto/RJ)
Circo
Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Sinopse: O espetáculo resgata aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua. É idealizado e dirigido por Fabiano Freitas, o palhaço Piter Crash, que recria números inspirados em esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira, utilizando em cena objetos como argolas, diabolô, malabares, jornais, bexigas, fita crepe, entre outros, e revela a potência da tradição circense na experiência de um “humor em estado puro”.
Palhaços: Fabiano Freitas. Michel Philippe, Deda Fioroti, Thadeu Ferreira
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1Fe_xUzaWIZjch5g7XcRwSbo663-1Ha9q?usp=sharing
17h às 18h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
Ativar potências no e do corpo
Lume Teatro (SP) e Cia Espaço em Branco (RS)
Sinopse: O corpo é uma potência poética virtual a ser explorada em seu limite para uma possível atualização espetacular, e esse é o trabalho de base de toda a história de pesquisa do LUME: ativar potências no e do corpo em sua fronteira expressiva. Partindo desse locus perguntamos: Como pensar o corpo para além de suas cisões e funções utilitaristas? Como problematizar um corpo em arte em seu enlace político, ético e estético? Para compor o diálogo, a Cia. Espaço em Branco que trabalha no desenvolvimento poético e político do performer dando foco às infinitas possibilidades da presença. Mesclando o rigor técnico da preparação dos atores a uma constante experimentação do teatro em relação ao cinema, à performance artística e às artes visuais, criam espetáculos teatrais marcados pela experimentação.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-ativar-potencias-no-e-do-corpo__1339531
19h às 21h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
Compartilhamentos de pesquisas
Cia Nós do Bambu (DF) e Coletivo Pequenices: arte e educação (RS)
Sinopse: Pesquisa das possibilidades de interação entre corpos e diferentes formas, somando elementos de acrobacia, dança e teatro. Compartilhamentos de aprendizados, reflexões e desafios desta caminhada. O processo de criação de espetáculos, composição coreográfica, dramaturgia, hibridismo de linguagem, circo, relação com objeto e tecnologia.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-compartilhamentos-de-pesquisas__1339539
10/10 (DOMINGO)
A PISCINA (Geda Cia de Dança/RS)
Dança
Local: Espelho D’Água do Parque da Redenção
Horário: Não será divulgado previamente
Sinopse: “A Piscina” é uma construção artística inédita de dança contemporânea, com ambientação no espaço do maior parque público de Porto Alegre, a Redenção. A obra estreará usando o espelho d’água (antes piscina olímpica e hoje patrimônio arquitetônico da capital gaúcha) como base para roteirização da dramaturgia. As cinco bailarinas usarão o entorno e o interior da piscina, visitando o tempo em que o local abrigava grandes competições de natação, como em 1939. As intérpretes utilizarão como elemento cênico para desenvoltura dos movimentos, câmeras de pneu de caminhão, mergulhando, portanto, em um passado de fruição cultural e esportiva. Para além disso, os figurinos, como maiôs, concordarão com a moda náutica do período e farão o alinhamento do contexto cênico.
Elenco: Carini Pereira, Clarissa Gomes, Consuelo Vallandro, Débora Rodrigues, Graziela Silveira
Direção Cênica: Simone Roratto
Concepção Coreográfica e Direção: Maria Waleska van Helden
Trilha: Vitório Azevedo
Duração: 15 min
Classificação etária: Livre
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1EKVkvpZQ1OXlANrkczftlOzyjF1UW40-?usp=sharing
15h às 16h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
Conversas de palhaços
Coletivo Circo a céu Aberto (RJ) e Cia Garagem de Teatro (RS)
Sinopse: Na eterna busca do querer ser palhaço, perder é ganhar, pois na aceitação da perda há uma potência, isto é, a sua graça. Vislumbrando o desejo de alcançar um bom nível de qualidade profissional, as perdas, para o palhaço, são ao mesmo tempo bagagem e estímulo para novas tentativas. Comédia física, expressão corporal, clownaria clássica… esses e outros recursos são acessados de modo a despertar a interação com o público. A metodologia é pensada ainda visando abrir espaço ao improviso, com participação direta da plateia e outras interferências.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-conversas-de-palhacos__1339541
17h às 19h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
História e memória
Lume Teatro (SP) e Usina do Trabalho do Ator (RS)
Sinopse: Conversas sobre memórias e inventividades O corpo, como espacialização do aqui-agora, ou seja, do presente, mantém uma relação intrínseca com o tempo. Ele é uma presentificação, uma atualização do passado acumulado e do futuro porvir. Corpo, portanto, como duração presente-passado-futuro num ponto afetivo. A memória-corpo é uma dinâmica espiral temporal in continuum. Memória é criação: o mundo se recria no corpo. É nesse corpo-memória virtualizada que as potências poéticas estão instaladas. Conversar sobre memória é falar sobre inventividades, sobre processos, sobre coletividades e crítica política.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-historia-e-memoria__1339544
20h – INTERIOR (Grupo Bagaceira de Teatro/CE)
Teatro adulto
Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Sinopse: Traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Texto e assistência de direção: Rafael Martins
Cenário, figurinos, iluminação, operação de luz e som e direção: Yuri Yamamoto
Elenco: Samya de Lavor e Tatiana Amorim
Atriz stand by: Debora Ingrid
Atores contrarregras: Ricardo Tabosa e Rogério Mesquita
Interlocução artística: Georgette Fadel e Maurice Durozier
Diretor de montagem: Ciel Carvalho
Cenotécnico: Josué Rodrigues
Preparação vocal: Luis Carlos Prata
Confecção de figurinos: Fátima Matos
Direção de produção: Rogério Mesquita
Duração: 75 minutos
Classificação etária: Livre
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/13ygnKx3z9QJKatG8i635ftC0wtw02xjx?usp=sharing
11/10 (SEGUNDA-FEIRA)
17h às 19h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
Continuidade e perspectivas
Grupo Bagaceira de Teatro (CE) e Teatro Ofídico (RS)
Sinopse: Os dois grupos participantes completam décadas de atividades sem interrupção, mas dentro de um cenário econômico incerto. O diálogo sobre esse tema vai em busca de uma reflexão de novas maneiras de financiamento, circulação e fruição do teatro de grupo no Brasil.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-continuidade-e-perspectivas__1339547
20h – MEIA NOITE (Orun Santana/PE)
Dança
Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Sinopse: O espetáculo explora a capoeira como elemento criador e motivador do movimento, construindo um procedimento de uso de imagens/memória do corpo do dançador, dialogando dramaturgicamente a relação pai e filho, mestre e discípulo, sendo o intérprete filho do mestre Meia-noite (mestre de capoeira co-fundador do Centro de Educação e cultura Daruê Malungo, periferia do Recife). Aspectos da ancestralidade pessoal são colocados em evidência, revelando princípios motores e imaginário poético-político do corpo negro na cena.
Concepção, Direção e Intérprete-criador: Orun Santana
Consultoria artística: Gabriela Santana
Assistente de direção: Junior Pereira Lima
Trilha Sonora: Vitor Maia
Iluminação: Natalie Revorêdo
Cenografia e figurino: Victor Lima
Produção: Danilo Carias – Criativo Soluções
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1uqx9fZ0fp9xaQtVdOdOHgiYl9rFc7aIW?usp=sharing
12/10 (TERÇA-FEIRA)
16h – BOQUINHA… E ASSIM SURGIU O MUNDO (Coletivo Preto/RJ)
Teatro para infância e juventude
Transmissão: https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Sinopse: “Boquinha… e assim surgiu o mundo” une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.
Texto: Lázaro Ramos
Direção: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos
Elenco: Orlando Caldeira
Direção de Movimento: Marcela Rodrigues
Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn
Luz: Valmyr Ferreira
Assistente de iluminação e operação de luz: Cíntia Barbosa
Cenografia e figurino: Alberta Barro e Gabrielle Windmüller
Design Gráfico: Fernanda Guizan
Fotos: Julio Ricardo
Pesquisa: Susan Kalik
Coordenação de Projeto: Orlando Caldeira
Direção de Produção: Drayson Menezzes
Duração: 50 min
Classificação etária: Livre
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1ul6ew8cIfdapE3sYnvqJlmuuKipfAxXN?usp=sharing
18h às 20h – INTERCÂMBIOS E CONEXÕES
Conversas sobre dança
Casa 4 (BA) e Cia Ânima (RS)
Sinopse: Nos últimos anos, a Ânima Cia de Dança, uma das mais importantes companhias de dança do país, vem dedicando sua produção artística às questões relacionadas à mulher. Sobretudo nos três últimos trabalhos, aborda o tema através do protagonismo feminino, valendo-se deste como crítica social. Da mesma forma, o Coletivo Casa 4 se propõe a discutir sobre questões de gênero nas suas produções artísticas e também sua relação para com a construção de uma sociedade mais equitativa. Nesse diálogo, partem de compartilhamentos de suas pesquisas, trabalhos e trajetórias para potencializar espaços de debate que evidenciem a urgência da igualdade de gênero e essas discussões por toda a sociedade.
Transmissão: Zoom
Inscrições: no site https://www.sympla.com.br/intercambios-e-conexoes-conversas-sobre-danca__1339570
20h – PROJETO TRANSIT
Teatro adulto
Bookpink – O Livro dos Pássaros
Transmissão: Canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs)
Sinopse: Traz em suas diversas histórias e em seus personagens-pássaros, temas globais da atualidade como as relações familiares contemporâneas, e questões urgentes como imigração, homofobia e preconceito. Situações insólitas e um tom confidencial aparecem em diferentes narrativas, carregadas de um humor ácido e atual.
Direção: Liliane Pereira
Elenco: Gisela Rodriguez, Jeffie Lopes, Vivian Salva,Giovana de Figueiredo, Marcos Kligman, Ed Lannes, Yheuriet Kalil, Leon Oliveira,Bia Malagueta e Luna Schmid
Cinematografia: Bernardo Zancan
Trilha sonora, edição e finalização audiovisual: Paulo Ratkiwiecz
Dramaturgismo: Gisela Rodriguez
Produção: Liliane Pereira e Bernardo Zancan
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Realização do projeto Transit: Institut Goethe e Sesc/RS
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/18BuhEqg0gGEiRB_eaDa7GODheuIcEmsh?usp=sharing