Concerto de Bandas Marciais promete emocionar gerações em Caxias do Sul
Evento será às 17h30, no Teatro Murialdo, e retirada de ingressos deve ser feita antecipadamente no Sesc Caxias do Sul ou Hot MusicPela primeira vez na Serra gaúcha, o evento Bandas Marciais em Concerto promete emocionar gerações em Caxias do Sul. O concerto ocorrerá dia 22 de setembro (sábado), às 17h30, no Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740 – Centro). O enfoque para esta edição é “a tradição das bandas marciais agora no palco”. A atividade contará com a participação de três tradicionais bandas do Estado com mais de 50 anos de história: Banda Marcial Cristóvão de Mendoza, do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul; Banda Marcial São João, do Colégio La Salle, de Porto Alegre; e Banda Marcial Juliana, do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, também de Porto Alegre. Com entrada social, o ingresso deve ser retirado antecipadamente no Sesc local (Rua Moreira César, 2462) ou na Hot Music (Rua Coronel Flores, 376), mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil.
A Banda Marcial Cristóvão de Mendoza foi fundada em 1965, sob a regência do maestro José Francisco Gama (em memória). Em 1978, foi reestruturada pelo maestro Pedro Paulo Mandelli. Neste período consagrou-se e ficou conhecida em todo o Estado, conquistando títulos em campeonatos estaduais e um título nacional. Suas atividades ficaram durante alguns anos, mas foram retomadas em 2006. Já a Banda Marcial São João do Colégio La Salle é a banda de origem estudantil mais antiga do Brasil. Mantém de forma ininterrupta as atividades desde a sua fundação, em 4 de outubro de 1960. Formada na sua maioria por ex-alunos, atualmente é regida pelo maestro Renato Dall Ago. A Banda Marcial Juliana, do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, foi fundada em 1960, na administração do professor Werner Kiel e por iniciativa do professor Rubens Souza Lima, o “Bruxo”. Em 1962, chegou a contar com 120 instrumentistas, tornando-se uma das maiores e melhores bandas escolares do Estado. Suas atividades foram interrompidas em 1972, mas retomadas em 1984. Entre os anos de 2009 e 2016, sob a batuta do maestro Vainer Ramos, acumulou oito títulos máximos nas duas associações estaduais, conquistando dois troféus Banda Ouro, um sul-brasileiro e um nacional.
A realização é do Sesc Caxias do Sul, com o apoio Secretaria Municipal de Cultura, Hot Music, Associação da Banda Marcial Juliana, Scapin Fotografia, Pakuá, ProjeSul, Sacolão da Economia, Projeto Mais Música, Rádio Fala que eu te Escuto e Colégio Murialdo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209.8250, no site www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Bandas Marciais em Concerto – Caxias do Sul
Data: 22/09/2018
Local: Teatro Murialdo
Horário: 17h30
Ingressos deve ser retirados antecipadamente no Sesc local ou na Hot Music, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil