Com turma aberta em Pelotas e, pela primeira vez, em Porto Alegre, Universidade 50+ promove a educação para a longevidade
Iniciativa é realizada pelo Sesc/RS e está com inscrições abertasEstão abertas as inscrições para a Universidade 50+. O projeto realizado pelo Sesc/RS será realizado em Pelotas pelo segundo ano consecutivo, e, pela primeira vez, em Porto Alegre. A formação trata-se de um programa de aprendizagem não formal, em formato de curso livre, que tem o objetivo de promover a educação para a longevidade a pessoas com a partir de 50 anos. É possível se inscrever até 30 de abril diretamente nas Unidades do Sesc/RS das respectivas cidades.
“A Universidade 50+ tem como estratégia de ensino a metodologia ativa, integrando teoria e prática, e privilegiando o desenvolvimento de competências e novos conhecimentos. O curso estimula a vivência da longevidade com qualidade de vida, ajudando o indivíduo a se adaptar aos desafios do processo de envelhecimento”, resume a coordenadora do Trabalho Social com Grupos do Sesc/RS, Michele Bittencourt.
Tanto em Pelotas quanto em Porto Alegre – estes na unidade do Sesc Alberto Bins – os encontros têm previsão de início para o mês de maio. Em Pelotas, será realizada uma aula presencial por semana, todas as terças-feiras no turno da tarde. Já em Porto Alegre, os encontros serão nas sextas-feiras, também no turno da tarde. Os conteúdos trabalhados passarão por quatro eixos norteadores: “Envelhecimento sob uma nova perspectiva”, que conduz o participante a explorar os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do processo de envelhecimento, quebrando estereótipos; “Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida”, que foca na promoção da saúde integral e estratégias de melhoria do bem-estar físico e mental; “Educação Financeira”, que capacita para a gestão consciente e responsável do dinheiro; e “Letramento Digital”, que focará no uso das tecnologias digitais. O curso tem duração total de oito meses.
O Projeto Universidade 50+ foi criado em 2014 pelo Sesc Pernambuco, inspirado nas experiências das Universidades Abertas à Terceira Idade, as UNATI. Ele foi expandido em 2024, quando chegou ao Rio Grande do Sul, em Pelotas, e, agora, passará a ser realizado, também, na capital gaúcha. Informações sobre as inscrições em Pelotas (Rua Félix da Cunha, 811) podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 99131-3176; e, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 665), pelo telefone (51) 3284-2000 ou WhatsApp (51) 98608-5456. A taxa de inscrição é de R$50. Em Pelotas, é cobrado o mesmo valor de mensalidade durante os seis primeiros meses do curso. Já em Porto Alegre, o participante tem um custo único de R$150 válido para todo o período.
Sobre o Sesc/RS – Com 79 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 54 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Universidade 50+ - Sesc/RS
Data: 30/04/2025
Local: Confira os detalhes abaixo
Público-alvo: Pessoas a partir dos 50 anos
Onde se inscrever:
Sesc Alberto Bins – Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 665)
Sesc Pelotas (Rua Félix da Cunha, 811)
Início dos encontros: A partir de 6 de maio em Pelotas e 9 de maio em Porto Alegre