. .

Com parceria de mais de 20 anos em projetos sociais, Sesc Ijuí e Dunga são homenageados pela Câmara de Vereadores

Campanha Futebol Tá na Mesa, Seleção Solidária e Copa Dunga Sesc de Futebol Sete são algumas das ações feitas em conjunto no município

Há mais de 20 anos, o Sesc Ijuí e o ex-jogador de futebol Dunga, natural do município, atuam em parceria para promover ações sociais de alto impacto na cidade. Como reconhecimento aos serviços prestados e aos resultados positivos para a comunidade, a Câmara Municipal de Vereadores homenageará ambos em um evento no dia 5 de setembro. “É um orgulho muito grande para nós ter uma rede engajada de solidariedade em Ijuí, que abraça a causa em prol dos menos favorecidos junto com o Sesc. Ver projetos que nasceram aqui se expandindo para o Estado e alavancando novas ideias mostra a força que a união para fazer o bem tem”, enfatiza o diretor da Unidade, Ronaldo Soares.

Entre os projetos destacados na menção honrosa está o Seleção Solidária, que aconteceu em abril deste ano, no qual, em um único dia, mais de 20 mil refeições foram distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha Futebol Tá na Mesa, que iniciou há três anos em Ijuí, também será lembrada. A iniciativa surgiu a partir de uma observação de Dunga sobre a crise humanitária que a pandemia de Covid-19 instalou sobre o Brasil. Pensando em retribuir o carinho para com sua cidade natal, Dunga sugeriu ao Sesc criar um programa de distribuição de alimentos em que os doadores também pudessem ganhar algo em troca. Desde então, camisas da dupla Gre-Nal, da Seleção Brasileira, de times da Europa e outros artigos esportivos têm sido sorteados como forma de incentivar a doação.

Em 2020, a campanha foi realizada apenas na região de Ijuí, incluindo os municípios de Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga. Ao todo, foram arrecadadas 31,6 toneladas de alimentos não perecíveis, sendo mais de 18 toneladas apenas em Ijuí, o que possibilitou ajudar mais de 7,2 mil pessoas. No ano seguinte, diante do sucesso de doações, o Sesc/RS expandiu o programa para todas as Unidades e, com isso, conseguiu o montante de 65 toneladas de donativos, alcançando 260 mil gaúchos. Este ano, ainda com as famílias em recuperação das consequências do coronavírus, o Futebol Tá na Mesa recebeu 60 toneladas de doações, ajudando 232 mil pessoas no Estado. Em Ijuí, foram arrecadadas mais de 17 toneladas em 2021 e 20 toneladas em 2022, respectivamente.

“Além das ações específicas que realizamos com parceiros como o Dunga, empresários locais e entidades filantrópicas, é importante ressaltar que o programa Mesa Brasil Sesc, que atua no RS desde 2003 no combate ao desperdício de alimentos e com objetivo de diminuir as carências nutricionais da população, atende cerca de 5 mil pessoas mensalmente em Ijuí, garantindo alimento de qualidade na mesa das famílias que aqui vivem”, diz Soares.

O Programa Sesc de Voluntariado é outro braço que ampara o trabalho social realizado em Ijuí. Além de capacitar pessoas para serem voluntárias, com cursos gratuitos, o projeto mantém movimentos contínuos em colaboração. O último evento realizado foi o “Voluntários em Ação”, no final de agosto, em comemoração do Dia Nacional do Voluntariado. Localizado na Rua Crisanto Leite, 202, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 12h, a Unidade também conta com uma Escola de Educação Infantil Sesc (Sesquinho), grupos Maturidade Ativa, Brincando no Sesc, Teatro, consultório odontológico, quadras esportivas e academia, exposições artísticas e biblioteca. Afora o acesso aos cerca de 84 mil habitantes do município, o Sesc também atende na região às cidades de Ajuricaba, Alegria, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Inhacorá, Joia, Nova Ramada, Panambi e Santo Augusto. Mais informações pelo telefone (55) 3332-7511 ou WhatsApp (55) 98423-6354.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.