Colégio João XXIII marca presença no 4º Fórum Sesc de Educação
Escola participou da mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”A 4ª edição do Fórum Sesc de Educação, realizada nesta quinta-feira (24/8), teve como tema o “Protagonismo nas Infâncias – Práticas e Investigações”. O Colégio João XIII esteve entre os destaques da programação, participando da mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”. O evento reuniu cerca de 300 profissionais e estudantes da área da Educação e ocorreu no Teatro Sesc Centro/ Porto Alegre.
“Dentro do banho: uma experiência vivida e narrada por Alice” é um recorte de um projeto maior desenvolvido no Colégio João XXII. O objetivo de apresentar essa atividade foi de mostrar que, por meio de diferentes linguagens, a criança interpreta de maneira própria a rotina de tomar banho. “É um jogo simbólico onde as crianças expressão emoção, alegria e curiosidade”, destacam as educadoras Ana Cláudia Scalzilli e Ana Paula Nunes Stoll. Ainda de acordo com as professoras, a dinâmica tem a finalidade de compreender e compartilhar os significados sobre o que acontece “dentro do banho” a partir do olhar da menina. Além disso, foi levado em consideração todo o contexto específico do jogo simbólico vivenciado na área circunscrita da “casinha”, que compõe o ambiente da sala.
O 4º Fórum Sesc de Educação buscou refletir sobre a importância do protagonismo e autonomia que se estabelece no cotidiano dos espaços educativos e conversou sobre o protagonismo compartilhado nestes locais, práticas investigativas e a criança contemporânea. O evento também teve a palestra do professor e doutor, Manuel Sarmento, que também é diretor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.
Sobre o Sesc/RS – Com 70 anos de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.