. .

Cinema do Sesc Uruguaiana recebe mostra de curta-metragens produzidos em projeto social com jovens das periferias

Projeto “Vamos Fazer um Filme” atendeu adolescentes de Uruguaiana e de Itaqui, em introdução ao mundo do audiovisual

O Cinema do Sesc Uruguaiana (R. Flores da Cunha, 1984) recebe nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a mostra dos curta-metragens produzidos através do projeto “Vamos Fazer um Filme”. Realizada em 2017 pelo Cineclube Macuco, com financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio das prefeituras, a iniciativa promoveu o aprendizado da linguagem audiovisual com oficinas e produções cinematográficas junto a jovens das periferias de Uruguaiana e de Itaqui. Agora o Sesc Uruguaiana exibe a mostra, que tem início às 19h e é aberta à comunidade, com entrada gratuita.

Ao todo, serão seis curtas exibidos: “Uma Aventura Inesperada”, “Ilha dos Sonhos”, “Prezewodowski – Palco de Muitas Histórias”, “Flores de Inverno” e “O Causo”, do “Vamos Fazer um Filme”; e, ainda, “Não Pise na Grama”, obra fruto do curso de cinema ministrado pela artista Ane Siderman, com realização da Secretaria de Cultura de Uruguaiana e do Cineclube Macuco.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Mostra de curtas “Vamos Fazer um Filme”

Data: 16/12/2022

Local: Cinema do Sesc Uruguaiana (R. Flores da Cunha, 1984)

Horário: 19h
Ingressos: Evento gratuito
Informações: telefone (55) 3412-2482 ou WhatsApp (55) 99161-0461

Os curtas:

Animação em Stop Motion “Uma Aventura Inesperada” – obra realizada na Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo, em Uruguaiana, entre os dias 24 de junho a 1º de julho de 2017.

Curta-Metragem “A Ilha dos Sonhos” – obra realizada no bairro Mascarenhas de Moraes, em Uruguaiana, entre os dias 23 e 29 de julho de 2017.

Documentário “Prezewodowski – Palco de muitas histórias” – obra realizada com jovens da cidade de Itaqui entre os dias 20 e 26 de agosto de 2017.

Videoclipe da música “Flores de Inverno”, da banda Código W – obra realizada na Escola Estadual Senador Salgado Filho, em Uruguaiana, entre os dias 17 e 22 de setembro de 2017.

Curta Metragem “O Causo”

Sinopse: Uma equipe de televisão se desloca da capital para Uruguaiana para fazer reportagens sobre causos. O choque de realidades é logo percebido, mas o que parecia impossível e sobrenatural choca a equipe porto-alegrense.

Curta-metragem “Não Pise na Grama” – obra fruto do curso de cinema ministrado pela artista Ane Siderman e realizado pela Secretaria de Cultura de Uruguaiana e o Cineclube Macuco.
Sinopse: “O filme relata a história de uma noiva que decide repensar sua situação no dia do seu casamento e desperta curiosidade por onde passa. Conta a trajetória de uma sonhadora, que esquece de seu passado para realizar seu grande sonho no presente.”