. .

Cinema de graça: Mostra Tabajara Ruas é opção do CineSesc em Uruguaiana

Até 29/09 serão exibidas mais três produções do escritor e cineasta gaúcho

Durante o mês Farroupilha, o Cine Sesc de Uruguaiana apresenta a Mostra Tabajara Ruas. Ao todo, serão exibidos três filmes de ficção histórica e um documentário dirigido, roteirizado e produzido pelo escritor e cineasta Uruguaianense reconhecido nacionalmente. As sessões são gratuitas e acontecem nos finais de semana, às 16h, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). Mais informações pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana ou na página do Facebook www.facebook.com/sescuruguaiana.  

A primeira exibição foi neste domingo, 08 de setembro, com Netto Perde Sua Alma. No próximo final de semana, dias 14 e 15, será a vez de Netto e o Domador de Cavalos. Nos dias 21 e 22, o documentário Brizola Tempo de Lutas contará a vida de Leonel Brizola. Para encerrar o mês, o longa Os Senhores da Guerra será apresentado nos dias 28 e 29.

Com 40 anos de carreira, Tabajara Ruas escreveu nove romances, além de ensaios, contos e traduções. Roteirista, com 12 longas no currículo, entre eles O Tempo e o Vento (para o filme e série de Jayme Monjardim). Tabajara, recebeu três vezes o Prêmio Açorianos de Literatura, e, entre outros, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o título de cidadão de Porto Alegre, a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa e foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

Sobre o Sesc Uruguaiana – O Sesc Uruguaiana fica localizado na Rua Flores da Cunha, 1984 e conta com Sala de Cinema, Consultório Odontológico, Academia de Musculação e Ginástica e Espaço Multimídia (Biblioteca e acesso à Internet), além de desenvolver atividades de cultura, esporte, lazer e turismo, e também o Programa Sesc Maturidade Ativa. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

 

CineSesc Uruguaiana – Mostra Tabajara Ruas

Horário:16h
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Atividades gratuitas

Programação:

14 e 15/09 – Netto e o Domador de Cavalos
Ficção Histórica | 2006 | 95 min
Sinopse: No início da revolução farroupilha, o então coronel Antônio de Souza Netto, busca soldados para a guerra que se inicia. Enquanto vaga pelos pampas gaúchos e uruguaios, descobre que seu antigo parceiro o domador de cavalos Índio Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu. Na luta para libertá-lo, se envolve com escravos rebelados, entre eles o negrinho do Pastoreio.
Classificação: Livre

 

21 e 22/09 – Brizola Tempo de Lutas
Documentário | 2007 | 93 min
Sinopse: A vida de Leonel Brizola, falecido em 2004, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, e sua participação em mais de 60 anos de atuação política. Para contar sua história desde o nascimento no interior de Carazinho até a candidatura a presidente do Brasil, 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e líderes políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.
Classificação: Livre

 

28 e 29/09 – Os Senhores da Guerra
Ficção histórica | 2016 | 114 min
Sinopse: Júlio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Júlio, prefeito de Santa Maria, legalista, recebe a missão de impedir o avanço das tropas revolucionárias, comandadas por Zeca Netto, de quem seu irmão Carlos, maragato, é secretário. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e eles vão ter que enfrentam numa grande batalha.
Classificação: 14 anos