. .

Caxias do Sul: Tum Tum Instrumental une Brasil e Uruguai em intercâmbio musical

Apresentação acontece no dia 05 de agosto, às 19h, com entrada franca
Quinteto uruguaio El Club de Tobi está na programação

No domingo, 05 de agosto, a comunidade caxiense poderá prestigiar mais uma sessão da 6ª Mostra de Música Tum Tum Instrumental. A partir das 19h, o Teatro Municipal Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro) recebe o Tango Duo, de Maurício Marques e Carlitos Magallanes, de Porto Alegre, e o quinteto uruguaio El Club de Tobi. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos antecipados no primeiro andar da Casa da Cultura, ou no dia, duas horas antes do espetáculo. Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis, destinados posteriormente para instituições de luta contra o câncer. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221-5233, no site www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.

Unindo o bandoneon de Magallanes ao violão de oito cordas e a guitarra de Maurício Marques, a Tango Duo revisita a obra de Gardel e Piazzolla, incluindo outros compositores populares do gênero com arranjos elaborados e improvisações diferenciadas. Magallanes é músico, intérprete, arranjador e produtor uruguaio, participou de mais de 20 concertos com a Ospa, tem participação em trilhas sonoras de filmes e álbuns de artistas como Carlos Garofali. Já Maurício Marques é formado em violão pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em composição pela UFRGS com um trabalho de composições em violão de oito cordas, voltado à Música Folclórica Gaúcha e Brasileira.

Transitando entre a tradição e a contemporaneidade, o quinteto de Montevidéu El Club de Tobi, traz um repertório de canções autorais e adaptações de clássicos. O diferencial de sua apresentação é a forma com que manejam os instrumentos, definida como “sonido Tobi”. Desde 1996 o grupo é composto por Fernando Rosa (violino), Mario Gula (violino), Bruno Masci (violoncelo), Sebástian Estigarribia (viola) e Paolo Buscaglia (percussão). Em 20 anos, já lançaram cinco discos, se apresentaram nas principais salas de espetáculo uruguaias, e musicaram espetáculos de teatro.

Sobre o Tum Tum Instrumental – A Tum Tum Instrumental já possibilitou a população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa e Bianca Gismonti, além atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Etno Jazz trio (Chile), Federico Nathan Quinteto (Uruguai), Cuarteto Sur (Argentina) e Tamboorbeat (Argentina). Em síntese, desde 2013, foram 39 espetáculos, com 46 atrações atingindo um público direto de mais de 20 mil pessoas. Com toda essa trajetória, a Mostra Musical chegou à condição de finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Convergência – Projeto Cultural Musical e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha, Micsur edições 2014 e 2016 na Argentina e na Colômbia. 

A Tum Tum Instrumental, em sua sexta temporada tem apresentação da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, patrocínio das empresas Sulgás e Kidelizz e apoio Cultural é da Metadados, Unimed Nordeste RS e Empório Nova Aliança e os importantes parceiros são Instituto Tarcísio Michelon, Aspen Hotéis, Edicopy Gráfica, Golden Gráfica Digital, Turisreal, Xamã Films e restaurantes Vivacce, Zanuzi e Zarabatana. O Financiamento se dá por meio do Sistema Pró Cultura RS e da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, sendo uma realização da Tum Tum Produções e do Sesc Caxias do Sul. A direção de produção é de Juliana Pandolfo e Ângela Martins e a direção artística é de Beto Scopel, Beto e Juliana, diretores da Tum Tum Produções e Ângela, diretora do Instituto Tarcísio Michelon.

6ª Mostra Tum Tum Instrumental: Tango Duo (RS) e El Club de Tobi (Uruguai) - Caxias do Sul

Data: 05/08/2018

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro)

Horário: 19h

Entrada franca, mediante retirada de ingressos antecipados no primeiro andar da Casa da Cultura ou no dia, duas horas antes do espetáculo.

*Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis, destinados posteriormente para instituições de luta contra o câncer.