. .

Capital gaúcha tem programação cultural intensa em abril

Sesc Centro traz diversas atrações para Porto Alegre durante todo o mês

O mês de abril chega com uma programação cultural intensa na Capital gaúcha. Exposições fotográficas, atrações musicais, teatro e cinema são algumas das atividades previstas pelo Sesc Centro. Entre os destaques está o lançamento da Galeria Sesc – Trensurb Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb. Na exposição de abertura, “Mantenho o que disse”, a fotógrafa Ana Mendes retrata o povo Guarani e Kaiowá. Outro ponto alto da agenda é a continuidade ao projeto “Cultura di buteco”, happy hour que acontecerá no dia 05 de abril, a partir das 18h30, no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). Nessa edição, Juliano Barreto homenageará Lupicínio Rodrigues, contando suas histórias e lembrando deste gênio da composição brasileira.

Nos domingos, 7 e 14 de abril, serão realizadas programações para a família: no primeiro (07/04), acontece o espetáculo “Lendas da Amazônia”, da Cia Megamini. A atriz Nora Prado conduz o público para o misterioso e encantador universo dos personagens Iara, rainha das águas doces; Currupira, protetor dos animais e da floresta e Uirapuru, pássaro mágico, portador da felicidade. No segundo (14/07) é a vez do espetáculo “Por mares nunca dante navegados, será?”, que aborda as histórias desconhecidas que vão e vêm, histórias de amor, mistérios das águas do mar, acompanhadas de melodias que ajudam na travessia. As apresentações acontecem às 16h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665).

O lançamento do “FestiPoA Literária – AY AMOR !” acontece no dia 23 de abril. A apresentação musical é uma homenagem ao cantor Bola de Nieve, que será representado pela cantora Fabiana Cozza. O show promete trazer a alma do “homem alegre que cantava triste”, falando de paixões impossíveis, trágicas e sem final feliz. A atividade será às 19h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665).

O audiovisual também ganha destaque na programação, com o projeto “Laços do Ofício”, no dia 24 de abril. O projeto aborda as relações entre professores de música e alunos em situação de vulnerabilidade e deficiência intelectual. Além da apresentação do documentário curta-metragem, também estão previstas oficinas com artistas que dedicam seu trabalho a este público: a pianista, musicoterapeuta e professora de música da UFRGS Dúnia Elias; Ana Krüger, cantora dos grupos Delicatessem e Cidade Baixa; o poeta, escritor e “brincadeiro” Mário Pirata e o violonista e professor Claudio Baraldo. O Teatro do Sesc Centro recebe a atividade, das 8h às 17h. A exibição do documentário “As Canções” fecha a programação no dia 28 de abril, às 16h, no Teatro do Sesc Centro. Dirigido por Eduardo Coutinho, mostra dezoito pessoas, com idade entre 22 e 82 anos, que cantaram letras que marcaram suas vidas e contaram suas histórias.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

Agenda Cultural Sesc Porto Alegre – Abril 2019

Exposição Galeria Xico Stockinger Sesc Trensurb

Fotógrafa Ana Mendes

Data e horário: 01/04 a 31/05

Local: Estação Rodoviária da Trensurb

‘Mantenho o que disse’ é sobre o povo Guarani e Kaiowá. A segunda maior população indígena do Brasil é a primeira no ranking de mortes. Dentre os quase 60 mil indivíduos que vivem em menos de 0,2% de terra no Mato Grosso do Sul, há cerca de dois mortos por mês. Entretanto, mesmo diante do genocídio, os indígenas resistem com alegria e muita fé, pois sonham com a conquista da terra sagrada, a terra-sem-mal, onde poderão livremente viver ao seu modo.

Classificação: Livre

 

Cultura di Buteco com Juliano Barreto

Data e horário: 05/04 | 18h30

Local: Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Juliano Barreto cantor, ator e compositor, idealizou junto com Mathias Pinto o espetáculo “Lupi, O musical”. Juntos também, eles cantam canções de Lupicinio Rodrigues, contando suas histórias e lembrando deste gênio da composição brasileira.

Duração: 60 min

Classificação: 16 anos

Ingressos à venda na hora do evento. Valor: R$ 10,00

 

Lendas da Amazônia

Cia Megamini

Data e horário: 07/04 | 16h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

A região amazônica é o maior ecossistema do planeta. Vastidão verde, imensidão de águas. Tão diversa e bela quanto a floresta amazônica é a arte e a cultura dos povos indígenas que nela habitam há milhares de anos. Culturas fundamentais para se conhecer as raízes da identidade brasileira. Nesta contação de histórias, a atriz Nora Prado da Cia. Megamini, nos conduzirá por este misterioso e encantador universo da Iara, rainha da águas doces; do Currupira, protetor dos animais e da floresta; do Uirapuru, pássaro mágico, portador da felicidade, entre outras narrativas.

Duração: 40 min

Classificação: Livre

Entrada franca

 

Projeto Territórios da Diferença – A Linguagem da Alegria

Teatro Vagamundo

Data e horário: 11/04

Local: EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick

O projeto “Territórios da Diferença: a linguagem da alegria” tem por objetivo realizar um intercâmbio cultural entre a comunidade de surdos do estado e a produção artística do Rio Grande do Sul, através da circulação de duas companhias de Santa Maria (Teatro VagaMundo e Ilógica Cia) por seis cidades do estado, incluindo quatro diferentes coredes. Em Porto Alegre o Projeto será realizado na EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, contemplando o Corede Metropolitano do Delta do Jacuí. Este projeto é financiado por meio do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-Cultura RS.

Apresentação do espetáculo ”La Perseguida”, direção de Gabriela Santos (Teatro VagaMundo)

Apresentação da “Palhaformance – Niquelera Social”, concepção e criação de Tiago Teles e Felipe Mendes (Ilógica Cia.)

Oficina de palhaço “Um salto para o fracasso”, ministrada por Daniel Lucas (Teatro VagaMundo)

Oficina “Palhaformance – A improvável leveza do Ser Palhaço no aclowntecimento subversivo”, ministrada por Tiago Teles e Felipe Mendes (Ilógica Cia.)

Sessão de cinema com exibição do documentário “Nas Margens do Riso: quilombos de alegria e luta”, dirigido por Pedro Krum e Daniel Lucas (O filme registra o encontro do palhaço com comunidades quilombolas do sul do estado). O filme será exibido com legenda ou com tradução em Libras dependendo das orientações em cada uma das escolas de assistência

Bate-papo entre a equipe e o público sobre o filme e sobre o processo criativo dos grupos

Classificação: Livre

Entrada franca

 

Por mares nunca dante navegados, será?

Carla Uhlmann

Data e horário: 14/04 | 16h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Já navegamos por muitos mares desconhecidos… as histórias nos levaram e nos levam para um outro mundo, o mundo das possibilidades, do encantamento. O escritor português Luiz Vaz de Camões, na época das grandes navegações, já previa em seus escritos, que o homem sempre estava a desbravar novos mundos. No balanço das águas, histórias vão e vêm. Em Por que o mar é salgado, conto popular da Finlândia, conseguimos, enfim, desvendar os mistérios e sabores das águas do mar. Já o conto siberiano, O velho do mar, narra as aventuras do jovem Azmun, que descobre o sumiço dos peixes que habitavam o rio Amur. E quem não gosta de uma linda história de amor? Em Hine-moa, conto da Nova Zelândia, o amor entre dois jovens nasce de uma forma inesperada; o que a moça é capaz de fazer para conquistar o coração do amado? Desilusões, medos, erros e acertos são elos que tecem as histórias, que nos encorajam para enfrentar mares revoltosos e calmos também. As melodias entre as histórias nos ajudam a fazer uma travessia mais leve, mais saborosa e com o toque da brisa do mar nos acariciando.

Duração: 45 min

Classificação: Livre

Entrada franca

 

Lançamento FestiPoA Literária – AY AMOR !

Fabiana Cozza & Pepe Cisneros

Data e horário: 23 de abril | 19h

Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)

 O homem alegre que cantava triste… É a nossa homenagem a este artista extraordinário que cantou o amor com toda a intensidade que só é permitido aos grandes interpretes.

Um cantor com alma feminina que falava das paixões impossíveis, trágicas e sem final feliz. Bola de Nieve era extremamente teatral e para representá-lo ninguém mais apropriado que Fabiana Cozza, uma cantora com formação teatral e uma interprete absoluta que percorre todos os gêneros musicais e também senhora de uma musicalidade inigualável. Cozza é uma artista comprometida com suas raízes e conhecedora da importância da cultura africana na história da música mundial.

Duração:  65 min

Classificação: Livre

Entrada franca

 

Projeto Laços do Ofício

Data e horário: 24/04 | 8h às 17h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)

O projeto “Laços do Ofício” vai realizar um documentário em curta metragem sobre as relações entre professores de música e arte e alunos em situação de vulnerabilidade social e deficientes intelectuais. Para isto traz no seu bojo a realização de 4 dias de oficinas com 4 grupos de crianças de escolas das cidades de Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Canoas. Estas oficinas serão ministradas por quatro artistas de carreira que dedicam boa parte do seu tempo à educação de crianças nesta situação. São eles: a pianista, musicoterapeuta e professora de música da UFRGS Dúnia Elias, Ana Krüger cantora dos grupos Delicatessem e Cidade Baixa, o poeta, escritor e “brincadeiro” Mário Pirata e o violonista e professor Claudio Baraldo. Estas atividades serão gravadas e servirão de base para a realização do documentário que terá como foco principal as trocas que ocorrem e os laços que se constroem nestas relações e a importância da música e da arte no processo. O documentário terá cinco sessões de lançamento. Quatro exibições nas escolas participantes e a quinta em Porto Alegre para o público em geral em sala de cinema ou teatro. Todas as atividades e sessões serão públicas e gratuitas.

Classificação: Livre

Agendamento prévio para escolas da rede pública diretamente com a produção do Projeto Laços do Ofício

 

Clube de Leitura

Data e horário: 25/04 | 18h30

Local: Érico Veríssimo no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Ler sozinho é prazeroso, mas ler e trocar experiências com outras pessoas permite ao leitor reinventar o livro que lê, proporcionando uma liberdade de ir além da história. Todo leitor busca o prazer da história e é fisgado pelas palavras! Pensando nisso, o Sesc Centro retoma as atividades do Clube de Leitura – agora em novo horário. Promovemos um espaço para conversar sobre suas leituras a partir de um determinado tema, trocar dicas de livros e possibilitar horas agradáveis de convivência, onde cada leitor é único e especial (independente de ter lido muitos ou poucos livros).

Duração: 90 min

Classificação: Livre

Entrada franca.

 

Oficina “Máscaras da Commedia Dell’arte”

Trupe Giramundo

Data e horário: 25/04 |14h às 18h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)

O Grupo será apresentado à exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação, através da aproximação com as máscaras da commedia dell’arte. Serão conduzidos em pequenos grupos a criar uma improvisação que fará parte de um todo, culminando, assim, o aprendido no tempo de oficina. Os objetivos da oficina são:

– Entender a origem da commedia dell arte e suas máscaras/personagens;

– Criar um coletivo cênico através da exploração das máscaras, estabelecendo cumplicidade e confiança com seu(s) companheiro(s) de jogo (oficina);

– Ser capaz de distinguir o “estado cênico” do “estado normal”, fundamentais para a compreensão das “persona” máscara;

– Apropriar-se da máscara com que mais cômodo se sinta;

– Produzir pequenas improvisações a partir da interação entre as máscaras;

– Desenvolver a criatividade, raciocínio, memória e socialização.

Duração: 240 minutos

Classificação: A partir de 12 anos

Entrada franca. Inscrição diretamente com os realizadores da oficina / Máximo de 30 alunos

 

Exibição do documentário “As Canções”

Direção: Eduardo Coutinho

Data e horário: 28/04 |16h

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)

Nas ruas do Rio de Janeiro, em anúncios de jornais e pela internet, o cineasta Eduardo Coutinho entrevistou pessoas e selecionou histórias para compor o longa-metragem. Dezoito pessoas, de 22 a 82 anos, que olharam para a câmera, cantaram as letas que marcaram de alguma forma suas vidas, e compartilharam suas histórias. Entre as trilhas que fazem parte do filme, estão composições de Roberto Carlos, Vinícius de Moraes e Noel Rosa, entre outros.

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

Entrada franca