. .

Através de convênio com o Sesc/RS, Prefeitura de Porto Alegre amplia oferta de próteses dentárias pelo SUS

Parceria tem auxiliado a desafogar longa lista de espera pelo atendimento e faz a diferença na vida da comunidade

Convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Sesc/RS tem feito a diferença na vida de muitos pacientes da rede pública de saúde que há meses – alguns, há anos – aguardavam na fila por próteses dentárias. Através da parceria, os setores de Odontologia do Sesc Alberto Bins e do Sesc Navegantes têm auxiliado a atender a demanda reprimida do serviço, rendendo um aumento de 187% na oferta pelo Sistema Único de Saúde.

“Nós já recebemos um paciente dessa leva que estava na lista de espera há dois anos, mas que já estava há quase quinze anos sem dentes”, comenta a odontóloga do Sesc Alberto Bins, Viviane Fornari Vidal. Realizados os primeiros atendimentos, moldes e ajustes, as primeiras próteses definitivas passaram a ser entregues aos pacientes nesta terça-feira, 29 de novembro. Ver os resultados e a felicidade dos pacientes tem sido gratificante para a equipe da Unidade. “Eles saem todos bem felizes. Ter todos os dentes traz diversos benefícios. A pessoa passa a conseguir se alimentar adequadamente, o que é muito significativo. O paciente começa a falar e a se comunicar diferente e também tem a questão da estética e da autoestima. Ter os dentes rejuvenesce o rosto da pessoa”, destaca Viviane.

Aos 76 anos de idade, Dirce de Sena Alves Dall’olmo foi uma das primeiras beneficiadas pelo convênio a obter a prótese definitiva. “Ficou muito bom, muito bom”, repetia, olhando-se no espelho com o sorriso repaginado que recebeu. Com cáries e outros problemas na saúde bucal, ao longo dos anos, ela foi perdendo parte dos dentes da parte superior da boca. “Ela vivia se queixando de que estava sem dentes, banguela”, lembra o marido, Setembrino, ao lado da companheira. “Essa ajuda foi muito importante”, destaca.

Em média, são realizadas quatro consultas com os pacientes até a colocação da prótese definitiva. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, para ter acesso às próteses através do convênio, serão priorizados cerca de 2,5 mil moradores da capital gaúcha que já aguardam na fila do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). O encaminhamento é feito em consulta de avaliação odontológica, exclusivamente nos postos de saúde da rede pública, após tratamento dentário para adequação da boca.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.