. .

Artistas premiados abordam temáticas sociais no 17º Festival Palco Giratório Sesc

Festival de artes cênicas segue até dia 28/05, com nomes como Kelson Succi, Clayton Nascimento e Ana Carbatti
Espetáculo Ninho

Kelson Succi, que já foi premiado no Grand Prix Cannes Lions (Grande Prêmio de Cannes, em tradução livre), Clayton Nascimento, consagrado como Melhor Ator no Prêmio Shell, e Ana Carbatti, premiada no Festival Internacional de Cinema de Maringá e conhecida pelo trabalho em telenovelas, são alguns dos artistas que se apresentam em Porto Alegre nesta semana como atrações do 17º Festival Palco Giratório Sesc. Com atores, diretores, dramaturgos e dançarinos renomados, o evento de artes cênicas é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e segue até o dia 28 de maio, com um total de 37 espetáculos cuja agenda pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Na Capital gaúcha, o carioca Kelson Succi apresenta “Cuidado com Neguin”, um profundo monólogo que aborda a luta de um jovem negro contra o racismo. A apresentação acontece na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa) na quarta-feira, 24 de maio, às 19h. Além de Porto Alegre, a peça será apresentada no interior do Estado, em circuito que passará por Camaquã, Montenegro, Ijuí, Santa Rosa e Alegrete.

No Palco Giratório, a temática racial também está presente em “Macacos”, monólogo que rendeu prêmios ao paulista Clayton Nascimento, inspirado pela popularização do xingamento “macaco” contra pessoas pretas. Na Sala Álvaro Moreyra, o espetáculo teatral que emociona e faz refletir sobre a realidade de pessoas negras no País será apresentado na quinta e na sexta-feira, dias 25 e 26, às 19h.

Com uma abordagem diferente, mas que dialoga com o mesmo tema, a carioca Ana Carbatti estrela “Ninguém sabe meu nome”. A atriz, que é querida pelo grande público por seus papéis na televisão, vive uma mãe, preta, refletindo sobre suas angústias e a esperança por um futuro melhor. Serão duas apresentações, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665), na quinta e na sexta-feira, às 19h.

A luta contra o preconceito e a celebração das diversidades são parte da programação do 17º Festival Palco Giratório Sesc expressas, também, em outras atrações como “Manifesto Transpofágico”, o manifesto de um corpo travesti da paulista Renata Carvalho, apresentado na quinta e na sexta-feira, 21h, no Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736); ou o espetáculo de dança “Iracema”, da bailarina cearense Rosa Primo que, baseada na famosa personagem de José de Alencar, faz pensar sobre os povos originários do Brasil no passado e no presente em apresentação no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico) na terça-feira, às 15h.

São atrações da semana, ainda, o tocantinense “Ninho”, de dança contemporânea; o gaúcho “Novos velhos corpos 50+”, sobre dança e longevidade; o catarinense “Provisoriamente não cantaremos o amor”, obra de teatro e circo sobre o poder libertador do riso; o divertido piauiense “Clássicos de Palhaço”; e o também gaúcho, “Habite-me”, um teatro de máscaras, dança e bonecos. Os ingressos para o Festival Palco Giratório custam a partir de R$20 e podem ser adquiridos pelo site do evento ou em qualquer Unidade do Sesc/RS. Havendo disponibilidade, eles também poderão ser comprados nas bilheterias dos teatros, 1h antes do início das atrações. Além dos espetáculos, a agenda conta com 11 ações formativas gratuitas e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, da Editora Cobogó.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.