. .

Artistas do Vale dos Sinos serão atração no maior festival circense do Estado

Naturais de Novo Hamburgo e Ivoti, Silvana Silvia e Lolita Goldschmidt apresentam-se com o “NIC Mulheres Palhaças” no 8º Sesc Circo, em Camaquã
Respira não Pira. Crédito: Adriana Marchiore

O Vale dos Sinos estará representado na programação do 8º Sesc Circo, maior festival de arte circense do Rio Grande do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontecerá na cidade de Camaquã, na região Centro-Sul do Estado, entre os dias 21 e 26 de novembro. Entre artistas referências da área, que integram a programação, estão Silvana Silvia, de 51 anos, que é natural de Novo Hamburgo, e Lolita Goldschmidt, 43, de Ivoti. Elas são parte do “NIC Mulheres Palhaças”, um grupo formado exclusivamente por artistas mulheres que utilizam a linguagem da palhaçaria para resgatar conexões com a infância e tratar questões ligadas ao universo feminino.

“Neste ano, o festival recebe artistas de diferentes estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas também dá um destaque especial aos nossos talentos gaúchos, que têm muito a contribuir e acrescentar com trabalhos como o do NIC, que além de divertir e emocionar, fazem uso da graça e do riso para nos fazer refletir”, comenta a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS e uma das responsáveis pela curadoria do Sesc Circo, Jane Schoninger. “Muito nos alegra recebê-las nesta edição do festival, que está repleto de atrações para todos”, completa.

Tanto Silvana quanto Lolita são formadas pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS e possuem mais de vinte anos de carreira dedicadas às artes. Em 2016, elas se juntaram a outras cinco artistas e formaram o “NIC Mulheres Palhaças”, que tem sede em Porto Alegre. No Sesc Circo, elas irão apresentar o espetáculo de rua “Respira não pira”. Ele simula um passeio que é marcado por riso, poesia, encontros e desencontros, além de muita interação com o público. A montagem é atração nos dias 25 e 26 de novembro, último final de semana do festival.

Ao todo, o Sesc Circo vai promover, ao longo de seis dias, 28 apresentações totalmente gratuitas, dentre sessões de rua, shows em escolas e espetáculos no Largo e na Lona Sesc Circo, instalados na “Prainha”, cartão postal camaquense. São 15 atrações com artistas consagrados no País e no exterior, que representam cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além disso, ocorrerão dois encontros formativos para profissionais de teatro e circo através do Sesc Dramaturgias.

A edição é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada abaixo e, em detalhes, no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. As atrações que acontecem na Lona, na Prainha (Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Rua Gen. Zéca Neto, SN), demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais, no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) ou em qualquer Unidade Sesc/RS. Escolas ou grupos que se interessarem por agendar a participação podem fazer contato através do e-mail crondon@sesc-rs.com.br. As atrações do Largo junto à Lona não demandam a reserva de ingresso e o local contará com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.