Artigo: Bom para mim! bom para todos!
Confira o artigo do diretor regional do Sesc/RS e do Senac-RS, José Paulo da Rosa, sobre o Dia do DesafioA atividade física nunca foi tão importante para nossa saúde quanto nos tempos atuais. Exercitar-se é uma forma de manter corpo e mente ativos. Quando praticamos uma atividade física, nos tornamos mais dispostos, felizes e inspirados, o que faz bem para nós mesmos e para todos que estão à nossa volta. O médico Drauzio Varella, em artigo publicado neste mês, escreveu que um dos maiores desafios da saúde pública no século 21 é convencer a população a andar. E este é justamente o mote do Dia do Desafio 2021. Atividade física: bom para mim! Bom para todos!
O Dia do Desafio surgiu há 38 anos, durante um gelado inverno em Saskatoon, no Canadá. O prefeito da época sugeriu que os moradores se reunissem para caminhar como forma de se aquecerem. A ideia deu certo e no ano seguinte eles desafiaram a cidade vizinha a participar da ação. Na década de 1990, nasceu de fato o Dia do Desafio, que hoje movimenta todo o continente americano e aqui no Brasil é capitaneado pelo Sesc em todo o país, propondo que, na última quarta-feira de maio, as pessoas se desafiem a quebrar a rotina para praticar uma atividade física.
Em 2020, precisamos abrir mão da mobilização presencial e dos desafios entre cidades, mas movimentamos quase 1,5 milhão de pessoas com uma programação online.
Neste ano não será diferente. No dia 26 de maio o desafio será ainda maior. Por todo o Estado, entraremos na casa dos gaúchos através de atividades virtuais transmitidas pelas redes sociais, culminando com uma live com o ex-líbero da Seleção Brasileira de Vôlei, medalhista olímpico, Serginho. Queremos que o Rio Grande do Sul todo se movimente. Além disso, o desafio também é solidário. Em um momento tão difícil para milhares de famílias, por meio do Mesa Brasil, queremos levar alimentos para quem precisa e, assim, em todo o Estado teremos pontos de coleta para alimentos e caixas de leite.
O desafio está lançado: vamos nos movimentar por 15 minutos? Será bom para você, será bom para todos.
Diretor do Sesc/RS e do Senac-RS, José Paulo da Rosa