Aproveitamento integral de alimentos: Receita de creme de abóbora
Nutricionista do Sesc Santa Maria, Aline Braido, apresenta uma receita que vai bem nos dias friosO aproveitamento integral dos alimentos reduz o desperdício e proporciona refeições mais nutritivas. Por isso, o Mesa Brasil Sesc promove oficinas com receitas para estimular essa prática e levar mais diversidade e sabor à cozinha. A nutricionista do Sesc Santa Maria, Aline Braido, apresenta uma receita que vai bem nos dias frios e usa partes não convencionais da abóbora e do alho-poró: um creme de abóbora. Confira a receita abaixo:
Ingredientes:
– Abóbora Cabotiá (½ kg)
– Sementes de meia abóbora
– Alho a gosto
– Meia Cebola
– 1 Alho-Poró, incluindo as folhas
– 2 colheres de Requeijão
– Cerca de 250 ml de água
Preparo:
Em uma forma retangular, colocar as sementes de abóbora sobre papel manteiga. Levar ao forno em temperatura 180 a 200 graus por 10 a 15 minutos, até que fiquem douradas.
Cortar a abóbora em pedaços médios. Refogar o alho e a cebola. Retirar as raízes e as folhas do alho-poró, cortar o talo em pedaços médios e juntar ao alho e à cebola para refogar. Acrescentar as folhas do alho-poró e a abóbora ao preparo. A seguir, acrescentar a água e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos até que a abóbora fique macia. Retirar as folhas do alho-poró. Colocar o conteúdo da panela no liquidificador e bater até que se transforme em caldo. Colocar o creme de volta na panela. Colocar duas colheres de requeijão e mexer o creme. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Ao servir o creme de abóbora, colocar as sementes torradas por cima.
Dicas adicionais:
– É possível fazer um crispy com as raízes do alho-poró para colocar sobre o prato, desde que as raízes sejam bem higienizadas antes do preparo;
– Para incrementar o sabor do creme, é possível adicionar gengibre, salsinha, tempero verde ou tomilho;
– Para incrementar a finalização outra alternativa é acrescentar amêndoas laminadas e gergelim preto sobre o creme
O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.