. .

Aniversário de Porto Alegre: Semana é marcada por intervenções circenses na Capital

Atividades realizadas pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc são comemorativas ao Dia Nacional do Circo

O Dia Nacional do Circo é comemorado em 27 de março, mas em Porto Alegre está sendo celebrado durante toda a semana e faz parte das atividades alusivas ao aniversário da cidade. Entre 25 e 31 de março, todos os dias será apresentada uma intervenção circense em um local diferente da cidade, contemplando sete regiões. A ação final acontece no domingo (31/03), com um cortejo de variedades se deslocando pela Orla do Guaíba. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Associação de Circo do Estado.

As intervenções terão aproximadamente 30 minutos de duração. Os locais escolhidos são de livre circulação e que tenham alta concentração de público. Em caso de chuva, cada ação terá uma segunda opção de local, que seja coberta e próxima à primeira. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2000, no site https://www.sesc-rs.com.br/centro e na página https://www.facebook.com/sescportoalegre.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

Aniversário de Porto Alegre: Circo e cidade

Programação

26 de março – Terça-feira

Intervenção Circense: Grillo e Banda Municipal de POA

Local: Mercado Público

Horário: A partir das 11h – durante a apresentação da Banda Municipal de POA

Artista: Gabriel Chotguis (Grillo)

Produção: Vinicius Czemak Zucatti Büttner

Sobre a intervenção: Na compilação de suas maiores habilidades circenses, Grillo nos da um incrível exemplo de um excêntrico musical interpretando grandes clássicos da modernidade. Além de uma curiosa demonstração de música erudita com seu violino e um monociclo. Entre outras maravilhas, nos conta sobre a filosofia que existe por traz de uma simples bolha de sabão, que leva a intervenções com bola de contato, dança e bumerangues que carregam profecias. De forma fofa e cômica, traz ao público experiências de circo clássico e contemporâneo, mas sobretudo a experiência vital do riso.

 

27 de março – Quarta-feira

Intervenção: “Suspensão”

Artistas: Artistas circenses resultantes de uma oficina ministrada por Gabriel Martins

anterior ao projeto.

Local: Terminal Triângulo – Av. Assis Brasil, 4320 – Sarandi

Horário: 12h30

Produção: Gabriel Dias Martins

Sobre a Intervenção: “Suspensão” acontecerá no Terminal Triângulo com diversos artistas circenses. Em um espaço de grande fluxo de pessoas artistas com seus objetos estarão construindo imagens e jogos configurados em um tempo e ritmo a parte do espaço. Tem como mote central os mais simples jogos de malabarismo. Parte da investigação da simplicidade na relação do corpo com os objetos. O malabarismo como ponto de partida para construir um pequeno roteiro de tarefas a serem cumpridas, cada uma delas moldando o corpo a repetição, construindo um fluxo entre o lançamento dos objetos ao ar e os deslocamentos pelo espaço. Esta intervenção será produto de oficina de montagem com artistas circenses, com a direção de Gabriel Martins, artista e diretor de produções contemporâneas em Circo.

 

28 de março – Quinta-feira

Intervenção: “Singular”

Local: Praça Estado de Israel – próximo à Rua Vicente Lopes dos Santos – Menino Deus, junto

à Feira Modelo que ocorre às quintas

Horário: 16h

Artista: Carollini Marafigo Arpino (Carollini Diabolini)

Produção: Patrícia de Oliveira Freitas Sacchet

Sobre a Intervenção: SINGULAR será uma performance inspirada no espetáculo homônimo da artista Carollini Marafigo, que usa como linguagem visual o malabarismo e a palhaçaria. Há um ano rodando o Brasil e América Latina, a artista se utiliza de elementos como diabolos, bolinhas, facões e equilibrismo para compor seu show e justificar sua singularidade ao apresentar sozinha nas ruas e praças do mundo.

 

29 de março – Sexta-feira

Intervenção: Namah Nádia

Local: Orla de Ipanema – Av. Guaíba próximo ao nº 436, perto do Monumento de Oxum.

Caso chova, em frente ao local em área coberta.

Horário: 21h

Artista: Nádia Manoua Garcia Correa (Namah Nádia)

Produção: Ramon Ortiz

Sobre a Intervenção: Intervenção urbana da artista Namah Nádia com bambolês de luz e bambolês de fogo em meio ao caminhar dos pedestres que transitam pelo calçadão da orla de Ipanema na Zona Sul de Porto Alegre, incidindo diretamente no cotidiano dos transeuntes.

 

30 de março – Sábado

Intervenção: Mágico Everton

Artista: Everton Souto Carvalho

Local: Região das Ilhas

Produção: Luciano Fernandes

 

31 de março – Domingo

Local: Orla do Guaíba, inicio próximo ao monumentos das cuias, fim no Gasômetro

Horário: 16h

Produção: Coletiva dos produtores envolvidos no projeto

Artistas: Todos os envolvidos nos projetos, somado alguns produtores e todos os que

aderirem ao convite aberto.