Alunos do EAD-EJA participam de intercâmbio cultural no 16º Festival Palco Giratório
Mais de 100 estudantes de Porto Alegre fazem parte do curso de Produção Cultural do Sesc e terão a oportunidade de vivenciar a arte na práticaEm mais uma demonstração da importância da arte na vida das pessoas, o 16º Festival Palco Giratório promove durante sua programação, que acontece de 12 a 29 de maio, um intercâmbio com alunos do projeto EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos) do Sesc Alberto Bins. São mais de 100 estudantes do curso de Produção Cultural, que terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos que têm aprendido em sala de aula.
A coordenadora do polo, Eliane Bragança, conta que os professores já estão realizando leituras e debates a respeito dos espetáculos e temáticas do festival, e que essa é uma oportunidade de ouro para muitos que, pela primeira vez, pisarão em um teatro. “Cada aluno escolheu duas obras para acompanhar e, a partir das apresentações, terão que entregar um roteiro de observação, com informações sobre iluminação, sonorização, roteiro, fotografias e outros conhecimentos que eles estão tendo durante a disciplina de Produção Cultural”, explica ela.
Este é o primeiro semestre da EAD-EJA Sesc/RS, em parceria com o Senac, que ofereceu nacionalmente mais de 2,5 mil vagas gratuitas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. “Pelo fato de o Sesc/RS ser um defensor e trabalhar muito em prol da arte e da cultura, incluímos esta capacitação profissional do ramo na matriz curricular da EAD-EJA para formar trabalhadores e aprimorar o mercado. É muito emocionante fazer parte desse projeto e, junto com o Palco Giratório, dar a chance de eles conhecerem de perto como funciona um festival de tamanha relevância”, enfatiza Eliane.
No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, o curso para conclusão do ensino médio em até um ano e meio, incluindo a qualificação na área da cultura, também tem turmas nas cidades de: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Venâncio Aires e Viamão.
Programação e ingressos 16º Festival Palco Giratório
A venda dos ingressos para os espetáculos da 16ª edição do Festival Palco Giratório, que ocorre de 12 a 29 de maio, acontece nas Unidades Sesc de Porto Alegre e Região Metropolitana, além do site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio, onde também pode ser conferida a programação completa do festival e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros. Com o intuito de garantir o acesso à cultura, o evento oferece entradas com valores a partir de R$ 15, além de atividades gratuitas em espaços públicos, como o Parque Farroupilha. Em caso de chuva, as apresentações na rua poderão ser alteradas. Escolas, grupos artísticos, organizações comunitárias e pessoas interessadas em participar do Projeto Formação de Plateias, devem entrar em contato através do e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. Mais informações também pelo telefone (51) 3284-2072.