Alunos da EAD EJA do Sesc São Leopoldo participam de oficina de produção de poemas
Atividade foi oferecida por meio da disciplina de Produção Cultural, oferecida em conjunto com a Base Nacional Comum CurricularComo parte do Projeto Integrador, os estudantes do primeiro semestre da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc São Leopoldo participaram de uma oficina de produção de poemas. Na atividade, foram estimulados a escrever sobre os motivos que os levaram a interromper os estudos regulares e quais são seus sonhos e planos para o futuro.
No final do ano, os textos serão apresentados em um sarau, compreendendo a disciplina de Produção Cultural, oferecida em conjunto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
Para o professor Silvio Machado, o trabalho da EAD EJA proporciona um importante resgate na vida de jovens e adultos que não tiveram a chance anteriormente. “São alunos incríveis, participativos, que demonstram a cada aula que os sonhos não envelhecem nunca. Dá para sentir a felicidade deles em participar do curso, pois dá um propósito para suas vidas”, comenta ele.
A EAD EJA é oferecida em 35 cidades gaúchas, com turmas iniciadas em 2022/1 e 2022/2, em uma parceria do Sesc com o Senac. O curso para conclusão do Ensino Médio ocorre em 18 meses, de forma híbrida, com 80% das atividades on-line e 20% presenciais, para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos nacionais. Mais informações sobre o programa podem ser conferidas no site www.sesc.com.br/atuacoes/educacao/educacao-a-distancia/.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.