. .

Alunos da EAD EJA do Sesc São Leopoldo entregam projetos de fechamento do semestre

Propostas oportunizaram que os participantes colocassem em prática os conhecimentos aprendidos ao longo dos últimos meses

O mês de junho foi de apresentação de trabalhos aos alunos das etapas 1, 2 e 3 da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc São Leopoldo. “As atividades permitiram que os estudantes colocassem em prática os conhecimentos angariados durante o semestre com os conteúdos do Ensino Médio e, especialmente, da formação complementar em Produção Cultural, que visa abrir caminho para que os participantes se insiram no mercado de trabalho na área”, explica o professor do polo Sesc São Leopoldo, Sílvio Nei da Silva Machado. “Foram experiências muito ricas e positivas!”.

A turma de alunos da Etapa 1 apresentou curta-metragens, produzidos ao longo do semestre, em uma noite especial de exibições. Foram nove trabalhos desenvolvidos a partir da proposta de reflexão sobre temas, elaboração de roteiros, criação de storyboard e o aprendizado sobre questões técnicas da produção. As obras, entre filmes com atores e de animação, abordaram desigualdade de gênero, racial e social, transtornos alimentares e os perigos das redes sociais – temas escolhidos pelos estudantes.

Já para a turma 2, o desafio proposto foi um estudo sobre eventos culturais em São Leopoldo, que trouxe interessantes conclusões. Com o auxílio de formulários on-line, os participantes obtiveram um raio-x do meio sobre a oferta e a procura por iniciativas do tipo. Dentre as respostas, esteve a constatação de que a maioria dos entrevistados não costuma participar de eventos culturais, mas gostaria que houvesse mais atrações nos seus bairros. Convidados a analisar a questão com aprofundamento, os alunos da EAD EJA concluíram que há eventos, inclusive na periferia de São Leopoldo, mas que o desafio ainda é fazer com que as pessoas tomem conhecimento da sua realização.

Na Etapa 3, onde estão os estudantes prestes a se formar no curso, o trabalho de finalização foi um estágio simulado em Produção Cultural, construído ao longo dos últimos meses. Para a atividade, os alunos tiveram que desenvolver quatro partes distintas da produção, a partir da escolha de cinco alternativas de evento cultural: o cronograma das atividades, um checklist da produção, o desenvolvimento de uma peça publicitária e um relatório de prestação de contas. “Eles entregaram o conjunto deste trabalho, com o detalhamento de eventos perfeitamente executáveis”, elogia a supervisora Carla Momberger.

Uma nova turma da EAD EJA do Sesc está com inscrições abertas até o dia 07 de julho pelo site www.sesc.com.br/atuacoes/educacao/educacao-a-distancia. A formação é gratuita, voltada a pessoas com mais de 18 anos de idade e renda familiar de até três salários mínimos.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.