Alegrete receberá série de atrações culturais gratuitas através do Nossa Arte Circula RS
Atividades promovidas pelo Sesc ocorrem no dia 27/09Dia 27 de setembro, sexta-feira, Alegrete recebe uma série de atrações culturais gratuitas através do projeto Nossa Arte Circula RS. A iniciativa é promovida pelo Sesc/RS e foi criada com o objetivo de estimular a retomada do setor cultural após as enchentes, contratando projetos artísticos e levando a arte para diferentes comunidades do Estado. Serão seis atrações, contemplando música, teatro e literatura, que acontecem em diversos espaços do Município.
A programação tem início com o sarau “Poetas Iluminadas”, da escritora Angélica Rizzi, no Colégio Raymundo Carvalho, às 9h15. Às 10h, será apresentado o espetáculo teatral “Negreiros – Histórias que a história não conta”, do grupo teatral Me Leva, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek . No Sesc Alegrete, às 14h, tem uma oficina para crianças e adolescentes sobre histórias em quadrinhos, com o escritor e ilustrador Renato Britto. Na Praça Alexandre Lisboa, às 15h, tem a apresentação circense “Incrível Grillo”, com Gabriel Chotguis Grillo. No mesmo horário, no Centro Cultural, tem “Tributo Instrumental a Michael Jackson”, do grupo UmaGroup. No mesmo local, fecha a programação, às 20h, um musical em homenagem a Luiz Melodia, com Paulo Dionísio e Gilberto Oliveira. As sinopses podem ser conferidas a seguir.
As obras que integram o Nossa Arte Circula RS foram selecionadas através de um chamamento público, que recebeu 764 submissões de artistas de várias partes do Rio Grande do Sul. A curadoria selecionou 60 projetos para formar circuitos culturais que, desde o início de agosto, contemplam dezenas de cidades gaúchas.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Nossa Arte Circula RS
Data: 27/09/2024
Local: Alegrete
Sarau Poetas Iluminadas, com a escritora Angélica Rizzi
Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 9h15
Local: Colégio Raymundo Carvalho (Praça Getúlio Vargas, Sn)
Sobre: Espetáculo poético-musical que homenageia às mulheres e sua produção artística em diferentes segmentos da cultura. Com apresentação e curadoria de Angélica Rizzi, cantora, compositora, jornalista, escritora, atriz e produtora cultural, o Sarau Poetas Iluminadas ocorre desde 2010 e já ganhou os palcos de diversos eventos culturais no RS. Reunindo música, literatura, performance teatral, poesia e pesquisa histórica, a proposta busca valorizar o protagonismo feminino e sua representatividade na arte.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 50 minutos
Espetáculo teatral “Negreiros – Histórias que a história não conta”, Grupo teatral Me Leva Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, sn)
Sobre: Um mergulho na escravização contemporânea que envolve o tráfico de pessoas, fluxos migratórios e a ampliação do debate racial no Brasil. Partimos de alguns disparadores para dialogar com o nosso passado e presente, misturando fatos históricos e políticos sobre a condição real e atual do negro no Brasil, procurando ampliar a discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra nas periferias. “Negreiros” serve como metáfora para provocar outros olhares sobre situações contemporâneas análogas ao trabalho escravo e consecutivamente falar sobre o racismo, preconceito e o corpo negro (des)colonizado na cena. Um navio que carrega nos seus porões suas memórias, dores e mazelas, mas também suas tradições e diásporas.
Atuação: Juliano Felix. Dramaturgia: Diego Ferreira. Iluminação e Direção: Igor Ramos.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 40 minutos
Oficina conte sua história em quadrinhos, com Renato Britto
Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Sesc Alegrete (Andradas, 71)
Sobre: Uma oficina prática de história em quadrinhos em que crianças e adolescentes se expressam de forma divertida por meio desta linguagem. E ao final produzem uma tirinha contando seus sonhos e potências.
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 3 horas
Espetáculo circense “Incrível Grillo”, com Gabriel Chotguis Grillo
Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Praça Alexandre Lisboa
Sobre: Na compilação de suas maiores habilidades circenses, Grillo nos dá um incrível exemplo de um excêntrico musical interpretando grandes clássicos da modernidade. Entre outras maravilhas, nos conta sobre a filosofia que existe por trás de uma simples bolha de sabão, que leva a intervenções com bola de contato, dança e bumerangues que carregam profecias. De forma fofa e cômica, traz ao público experiências de circo clássico e contemporâneo, mas sobretudo a experiência vital do riso.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
“Tributo Instrumental a Michael Jackson”, do grupo UmaGroup
Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, sn)
Sobre: Espetáculo com músicas do Michael Jackson em versões instrumentais. Show encomendado pelo aniversário do Paseo Zona Sul, desde lá a reunião continuou e o show passou pelos palcos do Gravador Pub, Auditório Araújo Viana e Salão de Atos da PUC no projeto Sol La Pro Sul. Formado pelos músicos renomados do estado do Rio Grande do Sul Dhouglas Umabel, Adriano Sperandir, Miguel Tejera e Alexandre Olly.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Show musical “Especial Luiz Melodia”, com Paulo Dionísio e Gilberto Oliveira
Data: 27/09 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, sn)
Sobre: A voz de Paulo Dionísio e a maestria de Gilberto Oliveira com violão e guitarra criam o cenário perfeito para o Especial Luiz Melodia, um tributo que transcende o tempo e as fronteiras da música. Nestas três edições de uma hora e meia, mergulhe em uma experiência única onde a genialidade de Luiz Melodia ganha vida sob o brilho dos talentos musicais negros gaúchos. Com a adição marcante de Marquinhos Nunes, percussionista com mais de três décadas de experiência na cena musical do RS, cada batida ressoa com a riqueza da brasilidade afrobrasileira, enriquecendo a atmosfera do espetáculo. Prepare-se para uma jornada emocional e envolvente, onde cada acorde e nota ecoam com paixão e reverência pela obra do grande mestre da MPB. Esta é uma celebração imperdível da cultura brasileira, uma ode à herança musical que une e emociona.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 70 minutos