Alegrete: Palestra do Projeto Sonora Brasil será no Seminário Sesc de Educação Infantil
“Na pisada dos cocos” é o tema do encontro com entrada franca que vai apresentar uma viagem ao estilo musical que é uma herança da cultura negra e indígenaA palestra “Na Pisada dos Cocos” do Projeto Sonora Brasil Sesc em Alegrete vai ser na Superintendência do Sicredi (Av. Assis Brasil, 1395), no dia 09 de junho. O encontro acontece das 14h às 15h, como parte do Seminário Sesc de Educação Infantil, e será sobre um dos gêneros mais importantes do nordeste brasileiro: o Coco. A união de ritmo, dança de roda e palavra cantada, faz o estilo um dos mais particulares do país. O músico e ativista Richard Serraria explanará sobre a história desta herança da cultura negra e indígena. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente pelo telefone (55) 3422-2129. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/alegrete/ na página www.facebook.com/sescalegreters/.
Segundo Serraria, o Coco é um diálogo entre cantadores e o coro, responsório acompanhado de tambores e outras formas rítmicas como passos e palmas que percutem. O Coco é da grande família musical dos batuques, sambas, jongos, caxambu, tambor de crioula, samba de roda. No formato de palestra consiste em vídeo projeção e audições comentadas, o cancionista porto-alegrense percorrerá as várias camadas do gênero. Serraria é Doutor em Literatura Brasileira na UFRGS, fundador da Bataclã FC e Alabê Ôni e ganhador de cinco prêmios Açorianos de Música.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Palestra “Na Pisada dos Cocos” - Alegrete
Data: 09/06/2018
Local: Superintendência do Sicredi
Sonora Brasil Sesc
Com Richard Serraria
Horário: das 14h às 15h
Endereço: Av. Assis Brasil, 1395
Inscrições prévias gratuitas através do telefone (55) 3422-2129