. .

Aldeia Sesc Passo Fundo movimentou público de cerca de 3.500 pessoas

Atrações culturais gratuitas, em diferentes escopos das artes, foram oferecidas entre os dias 04 e 08 de outubro
Créditos: Diogo Zanatta

Passo Fundo respirou arte e cultura na última semana com as atrações da Aldeia Sesc, festival cultural que, pela primeira vez, foi promovido na cidade. Com atrações gratuitas de teatro, dança, música, literatura, artes visuais e cinema, o evento movimentou um público de cerca de 3.500 pessoas entre os dias 04 e 08 de outubro.

“A Aldeia Sesc foi linda, rica e potente”, elogia a diretora do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti. “Apesar da instabilidade climática, que nos levou a alterar a agenda de algumas atividades, vimos que a comunidade abraçou este evento que tem tudo para se perpetuar e seguir promovendo e incentivando a cultura em nossa cidade.”

Dentre as atrações, destacaram-se o espetáculo teatral “Ninguém Sabe Meu Nome”, estrelado pela renomada atriz Ana Carbatti, o show musical de Lucio Yanel e Grupo Yangos, grandes referências da música sul-brasileira, e a arte de Renato Borghetti, que apresentou-se com a Cadica Cia de Dança em um show que uniu sapateado, bombos legueros e castanholas. Na agenda, também estiveram oficinas e workshops culturais.

Neste ano, as Aldeias Sesc serão promovidas, ainda, em Caxias do Sul, de 04 a 12 de novembro, São Leopoldo, de 08 a 12 de novembro, e Novo Hamburgo, de 16 a 19 de novembro, com diferentes atrações. Santa Rosa também já recebeu sua edição, realizada até o último sábado, 07. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades”, com o intuito de valorizar diferentes aspectos culturais do País com grupos locais, regionais e nacionais. A identidade visual da edição, a partir disso, foi criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.

Aldeia Sesc – Aldeias Sesc são eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. No Rio Grande do Sul, ocorrem Aldeias Sesc em Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Rosa.