Agenda é intensa no Dia do Desafio em Torres
Evento tem a finalidade de incentivar as pessoas a iniciarem a prática sistemática de atividade físicaO Sesc Torres, em parceria com a Prefeitura Municipal, já está com a programação do Dia do Desafio pronta para este ano. Toda a comunidade está convidada a realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física, na quarta-feira, dia 30 de maio. O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Confira, logo abaixo, a programação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3626-9400, no site www.sesc-rs.com.br/torres e na página www.facebook.com/sesctorres.
Nesta edição, serão 492 municípios gaúchos participando do DDD. No Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O confronto saudável de Torres será com La Quebrada (Venezuela). Na região de abrangência do Sesc Torres, também ocorrerão os seguintes desafios entre cidades: Três Cachoeiras x Urupá (Rondônia), Mampituba x Esmeralda (Minas Gerais), Morrinhos do Sul x Parisi (São Paulo), Terra de Areia x Três Forquilhas (RS), Três Forquilhas x Terra de Areia (RS), Itati x União da Serra (RS), Maquiné x Irapuã (São Paulo), Arroio do Sal- Autodesafio e Dom Pedro de Alcântara- Autodesafio.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Mais informações podem ser obtidas no www.diadodesafio.org.br. Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até o dia 30/05, as Unidades Sesc estarão arrecadando de caçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.
Sobre o DDD – O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 30 de maio vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que visa promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.
Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
Dia do Desafio - Torres
Data: 30/05/2018
Local: Diversos locais da cidade
PROGRAMAÇÃO em TORRES:
9h às 17h- Rua de Lazer
Local: Sesc Torres
Videogames (Xbox)
Desafio de atletismo/ pista de velocidade
Salto em altura
Badminton
Jogos gigantes
Ping pong
Fla Flu
Brinquedos infláveis
Futegolfe
Futebol
Vôlei
Bocha
Bouble soccer
Slackline
Circuito funcional
7h às 22h- Circuito Funcional
Local: Academia Sesc
9h- Oficina de Esportes da Maturidade Ativa Sesc
Câmbio, Bocha e Canastra
Local: Sesc Torres
9h30- Desafio dos bombeiros
Circuito de atividades usando equipamentos dos bombeiros
Local: Sesc Torres
9h às 12h e das 14h às 17h- Blitz do Coração:
Verificação de pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, IMC e recomendações para uma vida saudável.
Local: Sesc Torres
14h- Desafio de futebol e vôlei (para colaboradores do Sesc)
Local: Sesc Torres
15h – Caminhada da Maturidade Ativa Sesc
Saída e chegada: Hotel Sesc Torres
15h- Apresentação de Muay Thai e cultura tailandesa
Local: Sesc Torres
18h30 – Futebol e vôlei solidário (para alunos da academia do Sesc)
Local: Sesc Torres
19h – Passeio ciclístico do Dia do Desafio- Aguatá Turismo
Local: Sesc Torres
19h – DDD em Dança
Local: Sesc Torres
ATIVIDADES NA Lagoa do violão:
14h às 17h – Desafio de corrida da Lagoa do Violão- ASCORT
14h30- Largada infantil
15h – Apresentação do pelotão do Corpo de Bombeiros de Torres
16h – Largada da Categoria Bombeiros
17h – Largada Categoria Adultos/ Público Geral
Atividades Paralelas:
Campeonato Madrugadão de Jiu Jitsu- Academia Lotus Jiu Jitsu Torres
Horário: 00h
Local: Academia Lotus Club
Desafio Beach Tennis
Horário: 00h
Local: Beira da Praia da Cal
Torneio de Futebol da Escolinha do Mimi
Horário: 9h às 16h
Local: Campo do Torrense
Campeonato de handebol- ATHB
Horário: 17h
Local: Ginásio do Balonismo
Campeonato de Boxe
Horário: 17h30
Local: Academia Gigantes do Ringue
Meeting de Atletismo:
Horário: 9h
Local: Escola Justino Alberto Tietboehl
Desafio de Skate
Horário: 16h
Local: Pista de Skate da Praça Pinheiro Machado
Durante o dia todo:
– Atividades nas escolas e creches estaduais, municipais e particulares.