Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo confeccionam mantas para o projeto Pedacinhos de Amor do Sesc/RS
Jovens fizeram oficina de crochê e receberam cartas de idosos do Maturidade AtivaO projeto Pedacinhos de Amor, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em todo o Estado, além de contribuir para aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade social neste inverno, está auxiliando na ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Seis jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria participaram em julho de uma oficina de crochê. Eles receberam 540 quadradinhos de tecido, produzidos por voluntários e idosos do grupo Maturidade Ativa do Sesc, para a confecção das mantas, que serão entregues a famílias que necessitam de agasalho nas comunidades em que eles fazem parte.
A motivação para os adolescentes também chegou em forma de escrita. Idosos do grupo do Sesc enviaram a eles cartas com mensagens positivas. “Essa proposta fortalece a diretriz de relações intergeracionais do programa Maturidade Ativa e contribui para que os jovens se sintam como parte de algo e protagonistas no processo de escolha do público que irá receber as doações”, destaca a assistente social do Sesc Santa Maria, Elisângela Rodrigues.
A arrecadação foi encerrada em 30 de julho na maioria das Unidades Sesc e Senac, mas seguirá acontecendo, de forma permanente, nas cidades onde é desenvolvido o Programa Sesc de Voluntariado: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Lajeado e Rio Grande. No período de realização da campanha estadual, foram recebidos 7.690 quadradinhos de crochê e 1.549 novelos de lã, que estão sendo transformados em mantas a serem distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Rio Grande do Sul.
Criada pelo Programa de Voluntariado do Sesc Comunidade, de Porto Alegre, a iniciativa, neste ano, foi ampliada para todo o Estado para engajar mais pessoas no combate ao frio. Após o recebimento nas Unidades, o material é encaminhado a projetos sociais e grupos de voluntários, que produzem as mantas e fazem a distribuição a entidades como Instituições de Longa Permanência para Idosos e Casas de Passagem. Os grupos da Maturidade Ativa Sesc, que já realizam diversas ações sociais relacionadas à produção de roupas, acessórios de frio e cobertores de crochê e tricô, também são parceiros do projeto.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.