Ações do Sesc Uruguaiana em 2020 tiveram foco em saúde, assistência social, cultura e esporte
Entidade teve que se adaptar à nova realidade para seguir levando seus serviços à comunidadeEm um ano marcado pelo distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o Sesc Uruguaiana se reinventou para seguir oferecendo seus serviços à comunidade. Fechada em 18 de março por conta da Covid-19, a unidade começou a realizar aulas da academia pelo Zoom dois dias depois, em um projeto que originou a Academia On-Line, atualmente oferecida pelo Sesc/RS para todo o Estado.
Ainda no mês de março, em parceria com o Senac e Sindilojas do município, a unidade doou 25.684 itens de equipamento de proteção individual (EPI’s) para fortalecer o sistema de saúde municipal no combate à pandemia. Para proporcionar mais conforto durante o uso de máscaras, também foram doados cerca de mil extensores para a comunidade e profissionais da saúde. Com o objetivo de contribuir ainda mais com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, também ocorreram doações de alimentos, por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, e de agasalhos, arrecadados em um drive thru no Dia do Desafio, realizado de forma virtual em 2020.
O Sesc Uruguaiana também realizou campanhas de arrecadação de tampinhas de garrafa, lacres de latinhas e caixinhas de leite, auxiliando a prefeitura na entrega da primeira casa revestida do material, em julho. As tampinhas foram entregues à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Uruguaiana e vendidas para a Tampinha Legal, cujo lucro foi revertido para a entidade. Já o Lions Clube de Uruguaiana Três Fronteiras recebeu os lacres e os vendeu a empresas de reciclagem da região, utilizando o valor para aquisição de materiais para o Banco Ortopédico da instituição.
De forma presencial, respeitando todos os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado, a unidade conseguiu realizar, em setembro e outubro, drive-thrus literários em frente ao Sesc e Escola Nossa Senhora do Horto, além do Desafio de Mountain Bike, também em outubro. Para o agente de Cultura e Lazer do Sesc Uruguaiana, Fabrício Oliano, apesar das dificuldades, a equipe conseguiu se reinventar e propor algo novo: “Acredito que, no futuro, nossas ações deverão adotar um formato híbrido, com opções on-line e presenciais. Com os eventos virtuais, conseguimos encurtar distâncias, e tivemos até uma participante da Itália em uma das etapas do Arte da Palavra. Com os ajustes e aprendizados que tivemos em um ano tão difícil, estamos preparados para os desafios de 2021”.
Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.