. .

Ações do Sesc Montenegro em 2020 tiveram foco em cultura e esporte

Entidade teve que se adaptar à nova realidade para seguir levando seus serviços à comunidade
Foto: Divulgação O Música a Domicílio levou música pelas ruas da cidade e foi transmitido em lives no Facebook.

Em um ano marcado pelo distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o Sesc Montenegro se reinventou para seguir oferecendo seus serviços à comunidade. Os eventos on-line e em formato drive-in ou itinerante foram importantes para que a entidade pudesse seguir prestando os serviços e promovendo bem-estar para a população. “Foi um ano de desafios, e especialmente de aprendizado, no qual tivemos que adaptar nossas ações pra continuar cuidando, emocionando e fazendo pessoas felizes, como fazemos desde 2004 em Montenegro e mais 9 municípios de nossa abrangência”, comenta o agente de Cultura e Lazer Mateus Araújo.

Neste contexto, o Música a Domicílio, realizado nos meses de agosto e dezembro, em parceria com a Prefeitura de Montenegro, Fundarte e Associação dos Amigos da Fundarte (AFF), levou música pelas ruas da cidade e foi transmitido em lives no Facebook. Por meio do Agosto das Artes, artistas locais foram contratados para participar de lives, gerando renda para um setor afetado diretamente pela pandemia.

Ainda na área cultural, a Semana Farroupilha teve uma transmissão de duas horas, com programação artística direto de um CTG do município, e a Feira do Livro, realizada em outubro, promoveu transmissões ao vivo e conteúdo gravado por cinco dias, tendo como atrações artistas locais, regionais e nacionais. O Natal é Arte 2020 – 3ª Edição teve uma programação diversificada, que contemplou um cortejo itinerante, espetáculos drive-in e lives.

Para seguir atendendo a Maturidade Ativa, os facilitadores do programa realizaram transmissões ao vivo com Talk shows virtuais, jogos como Qual é a Música e Racha-Cuca, além das reuniões via Zoom. Os eventos esportivos também foram adaptados, para que pudessem ser disputados em plataformas digitais ou presencialmente, respeitando as regras de distanciamento e protocolos de segurança sanitária. Entre as ações promovidas estão o Sesc Correr em Casa, o Torneio de Xadrez On-line, as etapas locais do Circuito de Futebol Virtual, o Gol a Gol, o Torneio de Lance Livre e a Corrida Indoor. Em alguns destes eventos, a taxa de inscrição foi a doação de alimentos não perecíveis e Ecopilas (moeda social e ambiental). 

Para 2021, as principais atividades planejadas pela unidade são o Seminário Sesc de Educação, a realização de feiras do livro na região e apresentações artísticas que poderão ocorrer em formato híbrido (presencial e on-line). Em fevereiro, a entidade iniciará os eventos esportivos com a primeira edição do Pedal de Verão Sesc/ACICLOMONT, em parceria com a Associação Ciclística Montenegrina (ACICLOMONT). A taxa de inscrição será a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil na região de Montenegro.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.