. .

5ª Mostra Sonora Brasil Sesc segue até este sábado (18/8) em Porto Alegre

“Na pisada dos cocos” apresenta uma viagem ao estilo musical que é uma herança da cultura negra e indígena

Porto Alegre está recebendo, desde o dia 14/8, uma série de atrações da 5ª Mostra Sonora Brasil Sesc. Apresentando um dos gêneros mais importantes do Nordeste brasileiro – o Coco, o evento segue até este sábado (18/8), no Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), e a programação é gratuita. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil

Adiel Luna (PE) apresenta seu “Coco de Roda – Da Pisada ao Verso”, às 12h desta sexta-feira (17/8). Depois, às 19h, será a vez do público conferir a apresentação do grupo Coco de Tebei (PE). No sábado, dia 18, último dia da mostra, o Teatro do Sesc recebe o Espetáculo “Entre Toques e Cantigas“, apresentado pelo grupo Três Marias (RS) e Adiel Luna (PE). No mesmo dia, duas oficinas também encerram as atrações: das 10h às 13h, o grupo Três Marias ministra a oficina Na Pegada dos Cocos; enquanto das 14h às 18h, Adiel Luna apresenta a oficina Coco de Roda..

Sobre o Sonora Brasil Sesc: Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. Em 2018 apresenta o tema ‘Na pisada dos cocos’ que circulará pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro. No Rio Grande do Sul, entre agosto e dezembro deste ano, os quatro grupos realizarão cerca de 50 apresentações. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil

 

5ª Mostra Sonora Brasil – 2018 – Porto Alegre 

Entrada franca

17 de agosto (Sexta-feira) 

Coco de Roda – Da Pisada Ao Verso
Adiel Luna (PE)
Horário: 12h
Local: Hall do Sesc Centro

Coco de Tebei (PE)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Esse coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco. As irmãs Maria Araújo, Maria Feitosa, Antônia Germana e Maria do Carmo contam que a prática do Coco de Tebei vem de gerações passadas, e com muito orgulho citam seus avós e bisavós como pessoas que ajudaram a cultivar essa tradição. Em suas memórias a dança do coco está associada à construção de casas de taipa, quando as famílias se reuniam em adjutório para “taipar” uma nova casa. O Coco de Tebei é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada dos dançadores. A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão, e pela ausência de nuances em cada um dos elementos.
O grupo é formado por pelas cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos e pelos dançadores José Lira dos Santos e Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva e Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos. 

18 de agosto (Sábado)

Oficina Na Pegada do Coco – vivenciando musicalidades do coco com o grupo Três Marias (RS)
Horário: das 10h às 13h
Local: Teatro Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665
Sinopse: Engajadas na manutenção e reinvenção de expressões tradicionais, as Três Marias percorrem uma caminhada de valorização e empoderamento das mulheres na música, no toque dos tambores e no protagonismo das brincadeiras e tradições populares. O grupo traz ao público a expressão de mulheres musicistas que, por diversos caminhos, encontram na música e nas artes da cultura popular a possibilidade de se fortalecer, se expressar, celebrar e ao mesmo tempo questionar conceitos e padrões culturais relacionados a diversas formas de opressão.

Oficina Coco de Roda
Adiel Luna (PE)
Horário: das 14 às 18h
Local: Teatro Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665
Sinopse: Na oficina Coco de Roda – Da Pisada Ao Verso que, na verdade, é uma extensão do seu trabalho de palco, Adiel convida o público a fazer uma imersão na geografia do coco – uma das manifestações mais tradicionais do Nordeste brasileiro e nas suas semelhanças e diferenças: coco de roda, coco pra são joão, coco mazurcado, coco de trupe.
Objetivo:
Conhecer, trabalhar e estimular a poética, dança e o baque do coco de roda, com ênfase no improviso, como ferramenta de composição.
Entender as semelhanças e as diferenças entre as variantes do coco nas diversas regiões do Nordeste: coco de trupe, coco de sala, coco de obrigação, coco mazurcado, coco de praia, coco de engenho, entre outros. 

Espetáculo – Entre Toques e Cantigas
Três Marias (RS) e Adiel Luna (PE)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O grupo Tres Marias são engajadas na manutenção e reinvenção de expressões tradicionais, percorrem uma caminhada de valorização e empoderamento das mulheres na música, no toque dos tambores e no protagonismo das brincadeiras e tradições populares, para este espetáculo com ênfase do Coco de Roda.
Músicos: Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Pamela Amaro, Thayan Martins e Tamiris Duarte.