. .

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento tem inscrições abertas

Evento acontece em Canoas, nos dias 27 e 28 de agosto, em paralelo à 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento UFRGS
(Foto: BBC Fotografias) A edição tem como tema “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social”

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, em Canoas. A edição tem como tema “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social” e conta com a participação de pesquisadores destacados nacional e internacionalmente na área da saúde e bem-estar voltados aos idosos. Interessados em acompanhar o evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento. Para apresentações de trabalhos, os mesmos devem ser encaminhados à avaliação até 05 de agosto para o e-mail seminariosenvelhecimento@sesc-rs.com.br.

Entre os destaques da programação está a palestra “Gerontologia Ambiental”, ministrada por Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha). O professor é chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA). O encontro está previsto para o dia 28/08, a partir das 9h10. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

Além do Seminário, paralelamente, acontece a 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa). Confira abaixo a programação e o regulamento completos.

Sobre o Sesc/RS Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento e 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento

Data: 28/08/2018

Local: Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Período: 27 e 28 de agosto

Canoas

 Inscrições gratuitas: www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

 

Programação:

 

27/08 – Segunda-feira

 

8h – Credenciamento

 

8h30 – Abertura

 

8h 45 – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Canoas

 

9h – Uma Cidade para uma População que está Envelhecendo

com Adriana Romeiro de Almeida Prado (SP)

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Braz Cubas (SP). Mestre em gerontologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Especialista em Acessibilidade. Coordenadora da Comissão de Acessibilidade à Edificação e Meio do Comitê Brasileiro de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde 2000.

 

10h15 – Intervalo

 

10h45 – Apresentação de Trabalho

 

11h – Tecnologias Científicas Interligadas a Neurociências para a promoção do bem-estar e saúde

com Rogerio Panizzutti (RJ)

Médico e neurocientista brasileiro. Especialista em psiquiatria, possui doutorado e pós-doutorado em neurociência. É professor universitário, escreveu diversos artigos, capítulos de livros.

 

12h00 – Intervalo

 

13h30 – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Centro Histórico

 

13h40 – Apresentação de trabalho

 

14h – Bem estar e Adaptabilidade do Idoso no Ambiente

com Rodrigo Delevatti (SC)

Bacharelado em Educação Física (2009) pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), Especialização em Fisiologia do Exercício – Prescrição de Exercícios (2011) pela Universidade Gama Filho (UGF), mestrado (2013) e doutorado (2016) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do curso de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

15h15 – Intervalo

 

15h45 – Salas Temáticas

Local das Oficinas 2, 3 e 4: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6260 – Centro, Canoas)

1) Educação Financeira e envelhecimento

2) Envelhecimento e Resiliência

3) Tema: (Sociedade de Gerontologia e Geriatria)

4) Práticas Intergeracionais

5) Aqua Pilates

 

17h30 – Encerramento

 

 

28/08 – Terça-feira

 

9h – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Protásio Alves

 

9h10 – Gerontologia Ambiental

com Prof. Frank Oswald, Universidade de Frankfurt (Alemanha)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main, Chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA).

 

10h20 – Intervalo

 

10h45 – Apresentação de trabalho

 

11h – Os Desafios dos Bairros Amigos da Pessoa Idosa

com Bibiana Graeff (EACH/USP)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Direito Ambiental (Dea Droit de l’environnement) pelas Universités de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e de Paris 2, Panthéon-Assas (2003) e doutorado em Direito pela Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne.

 

12h15 – Intervalo

 

13h30 – Apresentação de trabalho

 

14h – Interface entre Neuropsicologia e Gerontologia Ambiental

com Rochele Paz Fonseca (PUCRS)

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006) e Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011).

 

15h15 – Intervalo

 

15h45 – Painel: Projetos Prefeitura de Canoas

 

16h15 – Espaços de Conexão: o Tempo da Cultura Digital

com Augusto Niche (Universidade LaSalle/RS)

Doutor e Mestre em Educação, Professor, Pesquisador. Coordenador Geral da Area de Educação e Cultura da Universidade LaSalle. Diretor de Educação Beformlles e Líder do Grupo de Educadores Google de Canoas – GEG.

 

 

 

Regulamento para inscrição de trabalhos:

 

Pôster:

Pode ser resultado de pesquisa, trabalho de extensão ou relato de experiência. Os trabalhos devem ter uma vinculação com o campo do Envelhecimento. Para a submissão, deve-se encaminhar um resumo com no máximo 300 palavras, com título, autor(es), vinculação institucional e palavras-chave.

 

Exposição oral:

Trabalhos nesta categoria devem ser resultados de pesquisas ou trabalhos práticos com resultados. Os trabalhos a serem apresentados oralmente devem ter relação com o campo do Envelhecimento, a partir das seguintes áreas temáticas:

  1. A) Sociedade
  2. B) Envelhecimento
  3. C) Inclusão Social.

 

Para submeter o trabalho, deve-se encaminhar um resumo expandido contendo título, autores com vinculação institucional, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. O resumo expandido deverá ocupar no mínimo três, e no máximo cinco laudas, incluindo: texto, tabelas, gráficos, ilustrações (se for o caso) e referências. O texto deverá ser formatado em página A4 com margens de 2,5 cm e justificado. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto o título que deverá ser centralizado e apresentar fonte 14, em negrito. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. As tabelas e ilustrações devem ser acompanhadas de título e fonte. Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento e somente será aceito um trabalho por participante. A seleção está a cargo de uma comissão científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Sesc/RS.

 

Prazo de envio: 05 de agosto de 2018.

Enviar os trabalhos via e-mail para seminariosenvelhecimento@sesc-rs.com.br.