19ª Feira do Livro de Antônio Prado promove a cultura gaúcha e a literatura
Evento aconteceu de 7 a 11 de novembro, ao lado da Prefeitura MunicipalCom o tema “Cultivando a leitura, preservando nossas culturas”, a 19ª edição da Feira do Livro de Antônio Prado teve início na segunda-feira, dia 7 de novembro. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Roberto José Dalle Molle, a secretária de Educação, Cultura e Desporto Adriana Sartori, a diretora regional do Sesc Farroupilha, Grasiela Maria Savi e o patrono da Feira, Cristiano da Silva Barbosa. O evento aconteceu até o dia 11 de novembro, no pátio ao lado da Prefeitura Municipal (Rua Francisco Marcantônio, 57), com palco montado na mesma rua.
Após a abertura, às 9h30, o músico Érlon Péricles apresentou um pocket-show, reunindo suas composições de maior sucesso nos seus 30 anos de carreira, assim como interpretações de temas consagrados no cancioneiro gaúcho. Às 10h, as autoridades da Feira realizaram uma visita às bancas de livros alocadas no Pátio ao lado da Prefeitura, que contou com as livrarias Mister Ju, Oceano Livros, Banca dos Escritores Pradenses e a Livraria Clássica. No turno da tarde, o espetáculo “As Aventuras da Terra Gaúcha”, com Érlon Péricles e Maninho Pinheiro, foi apresentado para mais de 250 crianças em duas apresentações, às 13h40 e às 15h30. Para encerrar o primeiro dia de Feira, o lançamento do programa A União Faz a Vida – Mostras Pedagógicas – promoveu um bate-papo com o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, organizado pelo SICREDI Ibiraiaras.
Na terça-feira (8), a autora Vivi Costa e as musicistas Cibele Tedesco, Dâmaris Agnes e Nêmora Hoff realizaram três sessões da apresentação “Um Passeio na Fubica do Nono Felice” para cerca de 400 estudantes da rede de ensino de Antônio Prado em três sessões. O segundo dia foi encerrado com o show “Janelas Frente Sul Acústico”, com os escritores pradenses Rafael de Boni, Guto Agostini e Lázaro Nascimento.
Na quarta-feira (9), o autor do livro “O Rap Fala Cultura Hip Hop nas escolas”, Chiquinho Divilas, reuniu-se com estudantes do 6º ao 8º de todas as escolas do Município. Em três sessões, o educador social e pesquisador abordou cultura e sociedade através do Rap. À tarde, a pedagoga e escritora Raquel dos Santos Beltrame realizou a apresentação “Canções de Brincar”, voltada para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. À noite, Chiquinho Divilas, Rafael de Boni e DJ Rudi misturaram a pajada e o rap no show da banda RAPajador.
Passeando pela poesia e musicalidade de diversos estados e autores brasileiros, bem como composições próprias, o Recital Poético Musical do Pampa à Amazônia aconteceu na quinta-feira (10), com o músico Pedro Júnior. Em duas apresentações, na tarde do dia 10, aconteceu a apresentação do espetáculo teatral de bonecos “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”. Dois lançamentos de livros movimentaram o turno da noite da Feira: o patrono Cristiano da Silva Barbosa com o livro “Ensaios sobre o Povo Gaúcho: Folclore, Religiosidade, Costumes e Bailes” e o escritor Nivaldo Rosa com a obra “Compêndio Técnico de Dança e Expressividade, com aplicação às Danças Tradicionais Gaúchas”. Os autores se juntaram a Toni Sidi Pereira para falar sobre suas trajetórias, literatura e folclore, com a participação do historiador e músico João Fontoura.
Para encerrar as atividades da 19ª Feira do Livro de Antônio Prado, na sexta-feira (11), o autor dos livros “Sequência de Rabiscos” e “Era a Crônica que me Faltava” Egui Baldasso reuniu-se com estudantes do 9º ano e do Ensino Médio em dois horários, às 8h30 e às 10h30, abordando temáticas do cotidiano e usando sua produção de crônicas e poesias para reflexão.
Há 77 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.