18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre promove intercâmbio cultural
Evento contará com a participação de curadores de outros nove EstadosCom a premissa de incentivar a cultura gaúcha, especialmente após as enchentes ocorridas neste ano, o Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, que inicia sua 18ª edição no dia 31 de outubro, proporcionará aos grupos participantes o olhar de curadores de eventos culturais de diferentes regiões do Brasil. Na lista de convidados que estarão na Capital Gaúcha, estão 13 nomes ligados a projetos como o Festival das Artes Cênicas do Ceará, o Festival Internacional de Teatro de Campinas, o Prêmio Shell e o Itaú Cultural. Além de assistirem aos espetáculos, que somam 40 apresentações vindas de todos os pontos do país, o grupo participa também de encontros e diálogos com profissionais das artes cênicas.
“Esse é um momento significativo de encontros entre artistas gaúchos e importantes profissionais que representam instituições e festivais que contribuem para a potencialização da cultura no Brasil”, ressalta a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS e curadora do Circuito Nacional do Palco Giratório, Jane Schoninger.
De São Paulo, estarão presentes Cynthia Margareth, gestora cultural, atriz e fundadora da Aflorar Cultura, Galiana Brasil, gestora do núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, e Maitê Soares, performer, coreógrafa, pesquisadora e curadora. Do Sesc Rio, participa André Gracindo, gestor dos projetos na área de Artes Cênicas para o estado, e Leonardo Fiorentino, artista, curador e gestor cultural brasileiro. Fechando as participações da região Sudeste, os mineiros Marcelo Bones, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante, e Heloisa Marina, atriz, pesquisadora, produtora e professora na Universidade Federal de Minas Gerais. Do Centro-oeste, a analista de Artes Cênicas no Sesc Goiás e curadora responsável no regional pelo projeto Palco Giratório Joyce Lynch. Do Nordeste, Monique Cardoso, artista da cena, pesquisadora, produtora e gestora cultural cearense e Rudimar Constâncio, gerente regional de Cultura do Sesc Pernambuco. Por fim, representando o Paraná, Giovana Soar, atriz, diretora, programadora e tradutora, e Cleber Pereira, ator e produtor teatral. Além dos curadores citados, a programação conta também com a participação de curadores e programadores de instituições locais.
Os profissionais estarão presentes em um encontro aberto com a classe artística na Zona Cultural, dia 05 de novembro, às 14h. Os interessados podem participar gratuitamente, inscrevendo-se no link https://forms.office.com/r/ifxgTHLgrt.
Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre – Após 17 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte.