. .

14º Festival Palco Giratório Sesc/POA revela programação completa nesta quarta-feira (10/04)

Divulgação será feita durante o coquetel de lançamento, às 19h, no Café Sesc Centro, em Porto Alegre
Foto: Daniel Barboza

Nesta quarta-feira (10/04), será apresentada a programação completa do 14º Festival Palco Giratório Sesc/POA. No dia posterior, o cronograma e a venda de ingressos estarão disponíveis pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio. A divulgação acontece durante o coquetel de lançamento oficinal, às 19h, no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), destinado a convidados. A 14ª edição do Festival, que ocorrerá de 3 a 25 de maio, já teve duas atrações reveladas: o espetáculo “Elza”, com direção de Duda Maia (RJ) e “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin (RN). Confira mais informações abaixo.

O trabalho “Elza” já recebeu 38 indicações, conquistando o Prêmio Reverência nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor e Melhor Arranjo; Prêmio APCA de Melhor Dramaturgia; Prêmio Cesgranrio de Melhor Direção e Melhor Elenco. Entre o repertório que permeará a apresentação, estão grandes sucessos de sua carreira, como “Se Acaso Você Chegasse”, “Lama”, “Malandro”, “Lata D’Água” e “Cadeira Vazia”, assim como canções recentes “A Mulher do Fim do Mundo”, “A Carne”, “Maria da Vila Matilde”. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Tokio Marine Seguradora.

Com direção de Quitéria Kelly, a peça “A Invenção do Nordeste” conquistou, recentemente, o Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria Melhor Espetáculo. A história gira em torno da seleção de um ator para interpretar da melhor forma um personagem nordestino. O diretor contratado para a missão realiza vários testes e entrevistas e seleciona dois atores para a final. A partir daí, tem sete semanas para deixa-los aptos para a última etapa da seleção. Durante todo o tempo de preparação, os participantes refletem sobre o Nordeste e sua identidade cultural e histórica, concluindo que interpretar um personagem nordestino é mais complexo do que eles imaginavam.

14º Festival Palco Giratório Sesc/POA – Já tradicional em Porto Alegre, o evento movimenta o cenário cultural da Capital gaúcha de 03 a 25 de maio, com teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais e diversas ações formativas, como oficinas, seminário, encontros e bate-papos. O Festival traz a Capital gaúcha 48 grupos, entre coletivos e artistas locais e oriundos de 14 estados brasileiros, parte também integrante do 22º Circuito Nacional Palco Giratório. Confira mais informações em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

 

14º Festival Palco Giratório Sesc/POAespetáculos confirmados:

A INVENÇÃO DO NORDESTE

Grupo Carmin / RN

Teatro adulto

Recomendação etária: 12 anos

Duração: 60min

 

03 e 04/05

Local: Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Horário: 19h

 

Sinopse: Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as sete semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

 

Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros.

Direção e figurino: Quitéria Kelly.

Assistência de direção, dramaturgia audiovisual e desenho de luz:

Pedro Fiuza.

Consultoria histórica e de roteiro: Durval Muniz de Albuquerque Jr.

Direção de arte e cenografia: Mathieu Duvignaud.

Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano.

Preparação corporal: Ana Claudia Albano Viana.

Preparação vocal: Gilmar Bedaque.

Trilha original: Gabriel Souto/Toni Gregór

 

 

ELZA

Direção Duda Maia / RJ

Musical

Recomendação etária: 14 anos

Duração: 140min

 

10 e 11/05

Local: Theatro São Pedro

Horário: 10/05, às 21h – 11/05, às 17h e 21h

 

O musical Elza já recebeu 38 indicações a prêmios, conquistando o Prêmio Reverência nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor e Melhor Arranjo; Prêmio APCA de Melhor dramaturgia; Prêmio Cesgranrio de melhor Direção e melhor elenco. Larissa Luz, convidada para a montagem, e outras seis atrizes selecionadas após uma bateria de testes (Janamô, Júlia Tizumba, Késia Estácio, Khrystal, Laís Lacorte e Verônica Bonfim) dividem a missão de evocar a intérprete, através do texto de Vinícius Calderoni e da direção de Duda Maia. Pedro Luís, Larissa Luz e Antônia Adnet assinam a direção musical e o maestro Letieres Leite foi o responsável pelos novos arranjos para clássicos do repertório de Elza Soares. Ainda que muitos dos conhecidos episódios da vida da homenageada estejam no palco, a estrutura de ‘Elza’ foge do formato convencional das biografias musicais. Músicas recentes (‘A Mulher do Fim do Mundo’, ‘A Carne’, ‘Maria da Vila Matilde’) se embaralham aos sucessos das mais de seis décadas de carreira da cantora, como ‘Se Acaso Você Chegasse’, ‘Lama’, ‘Malandro’, ‘Lata D’Água’ e ‘Cadeira Vazia’.

 

Elenco: Janamô, Júlia Tizumba, Késia Estácio, Khrystal, Laís Lacôrte, Verônica Bonfim

Atriz Convidada: Larissa Luz

Direção: Duda Maia

Texto: Vinícius Calderoni

Direção Musical: Pedro Luís, Larissa Luz e Antônia Adnet

Arranjos: Letieres Leite

Idealização e Direção de Produção: Andréa Alves

Cenário: André Cortez

Figurinos: Kika Lopes e Rocio Moure

Iluminação: Renato Machado

Design de Som: Gabriel D’Angelo 

Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno

Producão Excutiva: Rafael Lydio