INGRESSOS

A programação de concertos e recitais é gratuita, respeitando a capacidade e lotação dos espaços. Para as apresentações no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a retirada de ingressos antecipadamente. A distribuição ocorre conforme o cronograma abaixo:

Presencial: Na Bilheteria do Theatro Guarany (para espetáculos no local e Teatro Sicredi) – Rua Lôbo da Costa, 849 -, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

De 15 a 17/01: Retirada de ingressos para os espetáculos dos dias 20, 21, 22 e 23/01.

De 21 a 24/01: Retirada de ingressos para os espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01.

On-line: A partir o dia 15/01 pelo site https://www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais.

– Os ingressos físicos serão limitados a dois por pessoa.

– Para pessoas que não conseguiram retirar antecipadamente ingressos de forma física ou on-line, será distribuído um lote de 100 ingressos para o espetáculo do dia, a partir das 18h.

– Os Teatros abrem uma hora antes do espetáculo e a programação inicia pontualmente nos horários informados.

Para mais informações, entre em contato com o Sesc Pelotas: (53) 99131-3176 (WhatsApp).

CONCERTOS EM DESTAQUE

20/01/25 – Segunda | 20h30 | Theatro Guarany

ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO – OSNH | SONS DO MUNDO

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo apresenta um concerto imperdível na abertura do Festival Internacional de Música de Pelotas, com obras de Otto Schwarz, Maestro Duda, a grandiosa Symphonic Overture de James Barnes e a icônica Rhapsody in Blue, de George Gershwin. Este repertório diversificado une influências europeias, brasileiras e norte-americanas, proporcionando uma experiência sonora rica e envolvente. A apresentação celebra a versatilidade da música de sopros, unindo tradição e modernidade em um espetáculo para encantar o público do festival.

Regente: Linus Lerner (BRA)

Solistas: Olinda Alessandrini (BRA), Flávio Gabriel (BRA), José Milton Vieira (BRA), Geovane Marquetti (BRA)

21/01/25 – Terça | 20h30 | Theatro Guarany

GRUPO EXPERIMENTAL DE MÚSICA – GEM | RECICLAGEM INSTALAÇÃO SONORA

O grupo, nasceu em 2003 e integra em seu trabalho música, lutheria e a artes visuais. Utiliza diversos tipos de materiais reciclados do cotidiano urbano na construção de seus instrumentos musicais, que compõem a instalação sonora, com essas criações inventivas realizam suas performances ao vivo. Ainda, promove a arte integrada aos valores de preservação ambiental, através da reutilização de matéria – prima descartada, encontrada no cotidiano urbano. Na apresentação utilizam uma vasta gama de instrumentos construídos, onde executam músicas próprias e realizam um show performático envolvente ao público. O grupo é referência atual dessa linguagem.

22/01/25 – Quarta | 20h30 | Theatro Guarany

LA VENTOLERA

É uma orquestra Uruguaia que mescla a música instrumental com o tambor de candombe. Sua sonoridade original expressa a música de uma geração de artistas que leva o candombe a um novo lugar; um novo sentir que resgata as origens do gênero. E propõe um olhar atual sobre a música Uruguaia mais autêntica. Trompetes, trombones, tubas, saxofones e tambores se reúnem para dar vida às músicas de um repertório de composições próprias e versões requintadas, proporcionando ao público a imersão em uma experiência sensorial única de pleno prazer. Não importa se você os vê desfilando ou no palco, com ou sem amplificação, de dia ou à noite: La Ventolera é puro som e energia.

23/01/25 – Quinta | 20h | Charqueada

ECOS DA CHARQUEADA – EM RAÍZES E RITMOS

Um espetáculo que celebra a herança afro-latina de Pelotas, resgatando as memórias e os ritmos da história das charqueadas. Reunindo o grupo uruguaio La Ventolera, com sua fusão de instrumentos de sopro e candombe, e os grupos Preto de Sapato, Kako Xavier e a Tamborada, além da performance de dança da Cia de Dança Daniel Amaro. O espetáculo propõe um encontro vibrante entre sons e movimentos que exaltam as raízes afro-brasileiras e a cultura do sul do Brasil. Uma viagem sonora e dançante que une passado e presente, trazendo à tona a força e a resistência das tradições africanas. Direção Artística e Musical: Alexandre Mattos.

23/01/25 – Quinta | 20h30 | Theatro Guarany

CAMERATA CAFÉ | VIVA LA FRANCE

O grupo reúne músicos de diferentes origens para oferecer uma experiência sonora única, onde a diversidade de instrumentos e estilos se encontram. O espetáculo celebra a rica tradição musical francesa, unindo elementos da música popular e erudita, criando uma sonoridade única e envolvente. Prepare-se para uma noite de encantamento e sofisticação com o melhor da música francesa!

24/01/25 – Sexta | 20h | Praia do Laranjal – Palco do Festival

BANDA SINFÔNICA ACADÊMICA

A Banda Sinfônica Acadêmica é formada por alunos do Festival que executam instrumentos de sopro e percussão. A Banda apresentará o espetáculo FESTA LATINA, com obras dos compositores Hudson Nogueira, Vitoriano Valencia, Francisco Mignoni, entre outros.

Regente: Marcelo Jardim (BRA)

Solistas: Fernando Deddos (BRA)

25/01/25 – Sábado | 20h | Praia do Laranjal – Palco do Festival

SUL EM CONCERTO

Um tributo à resiliência e ao espírito de união do povo gaúcho em tempos de reconstrução. Este concerto especial reúne orquestra e vozes icônicas da cultura gaúcha, exaltando a força coletiva e os laços que unem o estado. Através de canções e melodias, o Festival através da nossa música viva e pulsante, celebra a esperança de um novo futuro, ecoando a determinação e a capacidade de superação que fazem do Rio Grande do Sul uma terra de coragem e renovação.

Regente: Evandro Matté (BRA)

Solistas: Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller (BRA)

26/01/25 – Domingo | 20h30 | Theatro Guarany

ORQUESTRA SINFÔNICA ACADÊMICA

A Orquestra Sinfônica Acadêmica é formada pelos alunos do Festival e apresentará um programa emocionante com a Concerto número 1 para Violino e Orquestra de Max Bruch, que destaca a beleza e virtuosismo do violino, seguido pela Sinfonia nº 2 de Jean Sibelius, uma obra grandiosa que explora a força da natureza e a resiliência humana.

Regente: Daniel Jinga (ROM)

Solista: Liviu Prunaru (ROM)

27/01/25 – Segunda | 20h30 | Theatro Guarany

ORQUESTRA DE CHORO

O concerto marcará a estreia mundial da peça Suíte Pelotas, composta por Mathias Behrends Pinto, uma homenagem à cidade de Pelotas e seus habitantes. A obra é composta por oito movimentos que fazem referência a locais simbólicos da cidade, conhecida como a mais cultural do Rio Grande do Sul. A peça começa com um choro que evoca o Mercado Público e a figura do Bará, e segue explorando lugares como o Laranjal, o Teatro Guarany, o Café Aquários, o Bar Liberdade, o Teatro 7 de Abril e o Porto da cidade. Cada movimento remete a uma característica ou história da cidade, como os chorões pelotenses e a tradição cultural local. A estreia acontecerá no Teatro Guarany em janeiro de 2025. Além de Suíte Pelotas, o concerto apresentará o 8º movimento da Suíte Azul, de Mathias 7 Cordas, e obras de Pixinguinha e Radamés Gnattali.

Regência: Lucian Krolow (BRA)

Solistas: Sexteto Gaúcho (BRA)

28/01/25 – Terça | 20h30 | Theatro Guarany

GALA LÍRICO

O gala lírico será composto por alunos do Festival e o programa contará com arias, duos e formações distintas do repertório operístico e de câmara para o canto, e será acompanhado de piano. 

Professores: Eiko Senda (JPN) e Flávio Leite (BRA)

 

29/01/25 – Quarta | 20h30 | Theatro Guarany

ORQUESTRA JOVEM SESC BRASIL

A Orquestra será composta por alunos dos projetos de musicalização do Sesc dos Estados de: Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Roraima, Sergipe, Polo Socioambiental do Sesc Pantanal e dos alunos da Orquestra Estudantil do Areal e Municipal de Pelotas.

Regente: Geovane Marquetti (BRA)

NÚCLEO SOPROS E PERCUSSÃO

A riqueza da diversidade dos timbres é a característica marcante deste concerto. O espetáculo composto por alunos e professores do Festival apresentará a família dos metais, madeiras e percussão, com repertório estruturado e preparado durante o festival.

Direção Artística: Evandro Matté (BRA)

30/01/25 – Quinta | 20h30 | Theatro Guarany

BANDA SINFÔNICA ACADÊMICA

A Banda Sinfônica Acadêmica é formada por alunos do Festival que executam instrumentos de sopro e percussão. No programa serão executados compositores brasileiros e internacionais, entre eles Gilson Santos, John Williams e Franck Ticheli.

Regente: Marcelo Jardim (BRA)

Solistas: Douglas Braga (BRA), Douglas Gutjahr (BRA) e Eder Kinappe (BRA)

31/01/25 – Sexta | 20h30 | Largo do Mercado Público

ORQUESTRA SINFÔNICA ACADÊMICA

Coroando o Festival, o espetáculo de encerramento promete uma noite de pura emoção e grandiosidade. Será formado pela orquestra dos alunos do Festival, que se unem ao Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música em uma apresentação que celebra a beleza e diversidade da música de concerto. O programa traz obras de compositores imortais como Borodin, Verdi, Tchaikovsky, Ravel e o brasileiro Ernani Aguiar, em um repertório que transita entre o drama, a elegância e a exuberância. Cada peça será uma experiência única, refletindo a culminância do aprendizado e da dedicação dos músicos.

Regente: Evandro Matté (BRA)

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

Programação sujeita a alterações.

20 de janeiro – Segunda

18h – Cortejo Musical – Largo do Mercado Público

20h30 – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo | Sons do Mundo – Theatro Guarany Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

21 de janeiro – Terça

9h30 – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Santa Casa de Misericórdia*

15h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Beneficência Portuguesa*

20h – Orquestra de Câmara Sesc Roraima – Paróquia Santa Terezinha

20h30 – Grupo Experimental de Música – GEM | Reciclagem Instalação Sonora – Theatro Guarany Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

22 de janeiro – Quarta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

13h – Grupo de Cordas do Festival – Campus da Saúde UCPel*

17h – Grupo Experimental de Música – GEM – Café Aquários

18h – Quinteto Allegro – Catedral do Redentor

19h – Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Diego Grendene (BRA), Viktoria Tatour (BIE), Philip Nodel (RUS) – Bibliotheca Pelotense

19h – Autocine Brazilian Blend – Parque UNA – Espetáculo com tradução em Libras

20h30 – La Ventolera – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

23 de janeiro – Quinta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

14h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital São Francisco de Paula*

19h – Big Band Democrata – Shopping Pelotas

19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Philip Nodel (RUS), Julián Medina (ARG), André Carrara (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

19h – Orquestra Areal e Municipal 10 Anos – Teatro Sicredi

20h – Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos – Charqueada São João – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS 

20h30 – Camerata Café I Viva La France – Theatro Guarany – Espetáculo com tradução em Libras

24 de janeiro – Sexta

11h – Grupo de Choro do Festival – Expresso Embaixador*

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

14h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Escola UFPel*

18h – La Ventolera – Mercado Público

19h – Recital de Cordas e Piano | Cristian Budu (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Sophia Reuter (ALE), Stanimir Todorov (BUL) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

19h – Autocine Brazilian Blend – Fábrica Roca

19h30 – Concerto de Canto Lírico – Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

20h – Grupo de Sopro Sesc Musicar – Maranhão – Paróquia São José – Fragata

20h – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Marcelo Jardim (BRA) – Praia do Laranjal – Palco do Festival – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

25 de janeiro – Sábado

11h – Clube do Choro de Pelotas e Classe de Choro do Festival – Mercado Público

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

19h – Recital de Metais, Percussão e Piano | Eric Aubier (FRA), Flavio Gabriel, BRA), Ignácio Garcia (ARG), Lucca Zambonini (BRA), José Milton Vieira (BRA), Rodrigo da Rocha (BRA), Luis Ricardo Serralheiro (BRA), Fernando Deddos (BRA), Douglas Gutjahr (BRA), Gerardo Salazar (CHL), Paulo Bergmann (BRA), André Carrara (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

19h – Big Band Democrata – Paróquia Nossa Senhora de Fátima

19h30 – Gafieira do Festival – Festival na Comunidade – Nave

20h – Sul em Concerto – Praia do Laranjal – Palco do Festival – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

26 de janeiro – Domingo

17h – Quartett Jazz – Parque da Baronesa

18h – Recital Classe de Piano – Conservatório de Música da UFPel

19h30 – Autocine Brazilian Blend – Nave

20h30 – Orquestra Sinfônica Acadêmica | Regente Daniel Jinga (ROM) – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

21h – RS Jazz Trio – Food Hall Quartier

27 de janeiro – Segunda

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

19h – Recital de Madeiras, Canto lírico, Cordas e Piano | Douglas Braga (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Cristiano Alves (BRA), Cássia Lima (BRA), Flávio Leite (BRA), André Carrara (BRA), Stanimir Todorov (BUL), Max Uriarte (BRA), André Mendes (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

19h – Orquestra de Câmara Sesc Minas Gerais – Associação Otroporto

20h30 – Orquestra de Choro do Festival | Núcleo de Alunos – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

28 de janeiro – Terça

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

14h30 – Grupo de Cordas do Festival – Unidade Cuidativa de Pelotas

16h – Grupo de Saxofone do Festival – Rodoviária de Pelotas

19h – Recital de Metais, Madeiras e Cordas | Flavio Gabriel (BRA), Lucca Zambonini (BRA), Rodrigo da Rocha (BRA), Cássia Lima (BRA), Philip Nodel (RUS), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Ignacio Garcia (ARG), Pablo de León (PRT), Gabriel Marin (BRA), Rodrigo Silveira (BRA), Eder Kinappe (BRA) – Bibliotheca Pelotense Espetáculo com tradução em Libras

20h30 – Gala Lírico | Núcleo de Alunos – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

29 de janeiro – Quarta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

15h – Grupo de Choro do Festival – Asilo de Mendigos de Pelotas*

19h – Recital de Madeiras, Cordas e Piano | Cristiano Alves (BRA), Alberto Dourthé (CHL), Xavier Inchausti (ARG), Gabriel Marin (BRA), Max Uriarte (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

20h – Quinteto Allegro – Comunidade Católica São Miguel

20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

30 de janeiro – Quinta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

16h – Camerata Orquestra Jovem Sesc – Hospital Espírita*

19h – Recital de Madeiras, Cordas e Piano | Cássia Lima (BRA), André Mendes (BRA), Rodrigo Silveira (BRA), Cristian Budu (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

20h – Grupo de Choro do Festival – Paróquia Amor Divino – Colônia Sto. Antônio

20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Marcelo Jardim (BRA) – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

31 de janeiro – Sexta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

15h – Grupo de Canto do Festival – Conservatório de Música da UFPel

17h – Classe de Choro do Festival – Conservatório de Música da UFPel

20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) – Largo Mercado Público – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

*Restrito aos usuários do espaço

INTERVENÇÕES NO COMÉRCIO

O Festival Internacional Sesc de Música realiza intervenções artísticas no comércio desde 2023. A ação tem como propósito valorizar os empreendimentos do município e os associados dos sindicatos do Comércio, Serviços e Hotelaria. A cada ano, os músicos do Festival contemplam a todos com repertórios e melodias dentro da temática da edição. As apresentações são gratuitas e ocorrem durante o período do evento na cidade.

REPERTÓRIOS

Para conferir os repertórios da Orquestra Acadêmica e Banda Sinfônica para as duas semanas de Festival, clique aqui.