Sábados de julho terão sessões gratuitas de cinema no Sesc Uruguaiana
Obras serão exibidas sempre às 16h no SescO Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) apresenta em julho quatro sessões gratuitas de cinema, sempre aos sábados, às 16h. As atrações fazem parte da programação CineSesc, que promove a circulação de filmes de curta, média e longa metragem em todo o RS. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.
A primeira exibição do mês será em 06/07 com “O Índio”, parte da 2ª Mostra Nueva Mirada, que apresenta Koos, um menino de quase 8 anos, que quer se parecer com o pai, um imponente e típico holandês e isso não é nada fácil, porque Koos foi adotado no Peru, é baixinho e tem a pele morena. Um dia ele vê um menino peruano, que toca uma música estranha em frente ao supermercado, e descobre que é de origem indígena. Também fica sabendo que logo terá um irmãozinho. A partir de então Koos questiona sua família e tenta ser um verdadeiro índio.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
CineSesc em Uruguaiana
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Horário: 16h
Entrada franca
06/07 (Sábado)
Filme: O Índio (2ª Mostra Nueva Mirada)
Diretor: Ineke Houtman
Gênero: Aventura
Faixa Etária: 9 anos
País/ano de produção: Holanda / 2009
Tempo de duração: 76min
Sinopse: Koos, um menino de quase 8 anos, quer se parecer com o pai, um imponente e típico holandês e isso não é nada fácil, porque Koos foi adotado no Peru, é baixinho e tem a pele morena. Um dia ele vê um menino peruano, que toca uma música estranha em frente ao supermercado, e descobre que é de origem indígena. Também fica sabendo que logo terá um irmãozinho. A partir de então Koos questiona sua família e tenta ser um verdadeiro índio.
13/07 (Sábado)
Filme: Central
Diretor: Tatiana Sager
Gênero: Documentário
Faixa Etária: 12 anos
País/ano de produção: Brasil / 2016
Tempo de duração: 86 min
Sinopse: Notícia constante nas mídias nacional e internacional, o Presídio Central de Porto Alegre é o tema do documentário Central. No filme, dirigido por Tatiana Sager e codirigido por Renato Dornelles, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos, falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.
20/07 (Sábado)
Filme: Abril e o Mundo Extraordinário
Diretor: Christian Desmares e Franck Ekinci
Gênero: Animação-Aventura
Faixa Etária: 14 anos
País/ano de produção: França / 2015
Tempo de duração: 105 min
Sinopse: 1941. O mundo está radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário. Quem sequestrou os cientistas no passado? Que finalidade sinistra há por trás desse desaparecimento?
27/07 (Sábado)
Filmes: Curtas Sesc Uruguaiana
Diretores: Rodrigo Castelhano e Gustavo Spolidoro
Curtas resultantes das Oficina do Projeto Sesc Mais Leitura realizado no IE Elisa Valls, (2015), Oficina de Cinema – Sesc Uruguaiana (2015), Oficina Câmera Causa (2018) e Curta Literatura (2019).