. .

Sábados de julho terão sessões gratuitas de cinema no Sesc Uruguaiana

Obras serão exibidas sempre às 16h no Sesc
Foto: Banco de Imagens

O Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) apresenta em julho quatro sessões gratuitas de cinema, sempre aos sábados, às 16h. As atrações fazem parte da programação CineSesc, que promove a circulação de filmes de curta, média e longa metragem em todo o RS. Confira a programação completa abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

A primeira exibição do mês será em 06/07 com “O Índio”, parte da 2ª Mostra Nueva Mirada, que apresenta Koos, um menino de quase 8 anos, que quer se parecer com o pai, um imponente e típico holandês e isso não é nada fácil, porque Koos foi adotado no Peru, é baixinho e tem a pele morena. Um dia ele vê um menino peruano, que toca uma música estranha em frente ao supermercado, e descobre que é de origem indígena. Também fica sabendo que logo terá um irmãozinho. A partir de então Koos questiona sua família e tenta ser um verdadeiro índio.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

CineSesc em Uruguaiana

Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Horário: 16h

Entrada franca

06/07 (Sábado)
Filme: O Índio (2ª Mostra Nueva Mirada)
Diretor: Ineke Houtman
Gênero: Aventura
Faixa Etária: 9 anos
País/ano de produção: Holanda / 2009
Tempo de duração: 76min
Sinopse: Koos, um menino de quase 8 anos, quer se parecer com o pai, um imponente e típico holandês e isso não é nada fácil, porque Koos foi adotado no Peru, é baixinho e tem a pele morena. Um dia ele vê um menino peruano, que toca uma música estranha em frente ao supermercado, e descobre que é de origem indígena. Também fica sabendo que logo terá um irmãozinho. A partir de então Koos questiona sua família e tenta ser um verdadeiro índio.

13/07 (Sábado)
Filme: Central
Diretor: Tatiana Sager
Gênero: Documentário
Faixa Etária: 12 anos
País/ano de produção: Brasil / 2016
Tempo de duração: 86 min
Sinopse: Notícia constante nas mídias nacional e internacional, o Presídio Central de Porto Alegre é o tema do documentário Central. No filme, dirigido por Tatiana Sager e codirigido por Renato Dornelles, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos, falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.

20/07 (Sábado)
Filme: Abril e o Mundo Extraordinário
Diretor: Christian Desmares e Franck Ekinci
Gênero: Animação-Aventura
Faixa Etária: 14 anos
País/ano de produção: França / 2015
Tempo de duração: 105 min
Sinopse: 1941. O mundo está radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário. Quem sequestrou os cientistas no passado? Que finalidade sinistra há por trás desse desaparecimento?

27/07 (Sábado)
Filmes: Curtas Sesc Uruguaiana
Diretores: Rodrigo Castelhano e Gustavo Spolidoro
Curtas resultantes das Oficina do Projeto Sesc Mais Leitura realizado no IE Elisa Valls, (2015), Oficina de Cinema – Sesc Uruguaiana (2015), Oficina Câmera Causa (2018) e Curta Literatura (2019).