. .

9º Festival Internacional Sesc de Música reúne músicos de projetos sociais de três Estados brasileiros

Orquestras Jovens do Sesc de Minas Gerais, Sergipe e Piauí apresentaram concerto inédito no Theatro Guarany, incluindo a programação oficial do evento
Foto: Flávio Neves

O lado doce da música!

Entre tantas coisas proporcionadas pelo 9º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas, entre os dias 14 e 25 de janeiro, esteve o privilégio de receber um encontro das Orquestras Jovens do Sesc, marcado por um concerto inédito no Theatro Guarany. A apresentação, que lotou o espaço e conquistou palmas calorosas, contou com cerca de 70 músicos, de 10 a 18 anos, oriundos dos Estados de Minas Gerais, Piauí e Sergipe. Para se preparar para o espetáculo, os alunos também integraram a grade de aulas do Festival, o que propiciou experiência e intercâmbio com profissionais altamente qualificados, assim como outras culturas.

Apesar de em outros anos algumas Orquestras Jovens já haverem sido convidadas a conhecer o Festival, é a primeira vez que os alunos cursam integralmente os cursos e participam de uma noite de concerto. Para Ailson David, violoncelista de Sergipe, que também participa pela primeira vez do evento, a oportunidade foi enriquecedora. “Fiquei assustado quando cheguei pelo nível das pessoas. Os alunos aqui são muito bons, todos tocam muito bem, o nível de qualidade é altíssimo”, conta. “Foi uma experiência única tocar em um dos mais antigos teatros do País. E foi lindo ver o teatro totalmente lotado”, completa.

A 10ª edição do Festival Internacional Sesc de Música já está confirmada para o próximo ano. Conforme declarado pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn, o evento deve acontecer em janeiro de 2020. A 9ª edição foi marcada por 60 espetáculos gratuitos realizados em diversos locais da cidade, como hospitais, asilos, igrejas e até Zona Rural. Uma das novidades foi o Curso de Choro, que passou a dar mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. A edição também reuniu cerca de 400 alunos e professores de 14 nacionalidades e somou um público participante de 25 mil pessoas.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35. Mais informações no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.