Trabalhos de profissionais de Novo Hamburgo integram a 2ª edição da Revista EducaSesc
Acadêmicos do município produziram artigos sobre temas relacionados ao processo de aprendizagem das criançasTrês artigos de profissionais de Novo Hamburgo fazem parte da 2ª Revista EducaSesc. Ao todo, 14 artigos estão na edição deste ano, que apresenta relatos e estudos sobre Educação, Sustentabilidade, Envelhecimento Humano, Esporte e Lazer. Caren Franciele da Fonseca Kuhn de Paris, Liane da Silveira, Maura Cristiane Santana Carneiro escreveram o artigo “Os sons do cotidiano”. Já Gislaine Cristina Pereira, Sílvia Zuffo e Eliana Perez Gonçalves de Moura assinam “Práticas de educação e cidadania: A participação da família no contexto de um projeto social”, enquanto Karin Alves do Amaral Escobar, Paola Karina Vidal Alves e Nathan da Cunha Gonçalves são autores do artigo “Cidadania em movimento: Direitos humanos e protagonismo da pessoa idosa”.
Publicada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, a revista é gratuita e está disponível exclusivamente no site do Sesc/RS: https://www.sesc-rs.com.br/educacao/revistaeducasesc, que traz como novidade a audiodescrição disponível nos QR Codes de cada página.
Além de participantes de Novo Hamburgo, a publicação também conta com colaboração de representantes de Viamão, Carazinho Uruguaiana, Ijuí, Erechim e Porto Alegre, além de Paraná e do Rio de Janeiro. A seleção de trabalhos para a próxima edição (2019) já está com inscrições abertas. O prazo para envio é até 31 de julho de 2019. Mais informações sobre as regras para a submissão de trabalhos estão disponíveis em: https://www.sesc-rs.com.br/educacao/revistaeducasesc. A Revista EducaSesc é uma iniciativa da Gerência de Educação e Ação Social do Sesc/RS, que busca promover a educação como um meio eficaz e fundamental para a transformação de uma sociedade. Assim, os conteúdos selecionados possibilitam a ampliação de conhecimentos e saberes nas referidas áreas temáticas.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Artigos da Revista EducaSesc :: 2ª Edição
– Educar é um exercício mágico, de Lilo Dorneles, de Foz do Iguaçu (Paraná)
– A etnomatemática na prática pedagógica, de Romário Nunes Lima e Mariana Souza Gomes Guimarães (Aracajú e Rio de Janeiro)
– Os sons do cotidiano, de Caren Franciele da Fonseca Kuhn de Paris, Liane da Silveira e Maura Cristiane Santana Carneiro (Novo Hamburgo)
– O desafio entre a formação continuada dos professores e o desejo, de Karen Eloá Silva Moreira (Porto Alegre)
– Direitos humanos: Uma longa e bonita caminhada, de Ralph Schibelbein (Viamão)
– Investigações nos espaços não estruturados na escola de educação infantil, de Beatriz Gisele Paludo (Carazinho)
– Estimular a leitura é formar cidadãos críticos, de Daiane Pujol Garcia Cavassa (Uruguaiana)
– Da experiência de vivenciar estudos simultâneos na educação infantil, de Rúbian Cândida Glienke (Ijuí)
– Práticas docentes: O uso do tablet com crianças autistas, de Cátia Regina Ramos Da Silva (Rio de Janeiro)
– Práticas de educação e cidadania: A participação da família no contexto de um projeto social, de Gislaine Cristina Pereira, Sílvia Zuffo e Eliana Perez Gonçalves de Moura (Novo Hamburgo)
– Cidadania em movimento: Direitos humanos e protagonismo da pessoa idosa, de Karin Alves do Amaral Escobar, Paola Karina Vidal Alves e Nathan da Cunha Gonçalves (Novo Hamburgo)
– Programa de preparação para aposentadoria: Processo de vida e saúde, de Ângela Gomes, Carolina Gasperin, Edenilson Bomfim da Silva e Lívia Ramalho Arsego (Porto Alegre)
– Encantamento como base do conhecimento socioambiental e cultural, de Any Sheila Madeira e Letícia Zabot (Erechim)
– Eco trilha: Da educação à sustentabilidade, de Cássia Beppler (Porto Alegre)