. .

Espaço Sesc na Feira do Livro de Caxias do Sul recebe exposições

Mostras podem ser conferidas na Praça Dante Alighieri até dia 14 de outubro
(Foto: Mustache Produções/ Douglas Berlato de Freitas) Programação é gratuita

Oportunizando descobertas através de diferentes meios, o Sesc Caxias do Sul incluiu no Espaço Sesc – Monstros do Cinema, dentro da Feira do Livro, exposições ocorrerão na Praça Dante Alighieri. Com entrada gratuita, as mostras convergem com a proposta do Espaço, de criar um ambiente interativo, baseado no livro-brinquedo “Monstros do Cinema”, de autoria de Augusto Massi e Daniel Kondo. Confira a programação de exposições abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209.8250, no site www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.

A mostra “Monstros do Cinema”, de Augusto Massi e Daniel Kondo, traz um levantamento histórico de onze monstros, os filmes em que apareceram pela primeira vez e um panorama evolutivo de suas representações, que pode ser conferida até o dia 14/10. No dia 13, especificamente, duas exposições marcam a programação do espaço: a partir das 10h ocorre a mostra “Nightmare” de Templo de Athena, mostrando a pixel art ou arte pixel, uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels, e a partir das 14h é a vez da exposição das ilustrações do livro Misterioso Sul. A obra conta 20 lendas marcantes do folclore gaúcho e universal, transformadas em poemas pelas mãos de Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, André Ricardo Aguiar e Nil Kremer.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Espaço Sesc - Monstros do Cinema - Exposições

Data: 14/10/2018

Local: Praça Dante Alighieri

 

PROGRAMAÇÃO:

 

13 de outubro (sábado)

10h às 19h – Exposição “Nightmare” de Templo de Athena (arte em pixel)

O pixel art ou arte pixel é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels. Elementos gráficos provenientes de sistemas computacionais antigos (ou relativamente limitados), como consoles de vídeo games e telefones celulares seriam considerados como pixelados.

 

14h às 19h – Exposição das ilustrações do livro Misterioso Sul | Gio e Doug

Ilustrações que compõem o livro Misterioso Sul que conta 20 lendas marcantes do folclore gaúcho e universal, transformadas em poemas pelas mãos de Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, André Ricardo Aguiar e Nil Kremer. A obra é voltada ao público infanto-juvenil, mas promete agradar leitores de todas as idades. Quem se aventurar pelas páginas de Misterioso Sul, vai saborear lendas clássicas, como o Lobisomem e a Loira do Banheiro, mas também algumas histórias menos conhecidas, como O Gritador. De acordo com os autores, um dos trunfos da coletânea é resgatar narrativas que povoam o imaginário popular, mesclando elementos universais e regionais.  Não bastasse o desafio de trazer ao público a releitura de lendas tradicionais em versos e estrofes, Misterioso Sul também aposta nas ilustrações como ferramenta narrativa. Os desenhos que, ganham vida nos traços marcantes da caneta nanquim, são assinados pela dupla Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Cada ilustração apresenta uma narrativa que brinca com o texto e sintetiza duas ou três lendas na mesma imagem.

 

Até 14/10

Exposição Monstros do Cinema

A exposição traz um levantamento histórico de onze monstros, os filmes em que apareceram pela primeira vez e um panorama evolutivo de suas representações. Baseada no livro-brinquedo “Monstros do Cinema”, possui um aspecto curioso em que os monstros podem ser fatiados em três: cabeça, tronco e membros – a mesma experiência que os cubos dispostos na mostra permitem, onde qualquer pessoa pode montar sua própria criatura apenas embaralhando as imagens. Imagine combinar a cabeça do King Kong, o tronco do Zumbi e as pernas da Malévola? O resultado é algo certamente inusitado. Se focar na cabeça, poderá ter diante dos olhos uma breve história do cinema (dos clássicos aos desenhos animados). Se privilegiar o tronco, verá um discreto desfile de moda (monstros sempre foram cheios de estilo). Por fim, se optar pelos membros, verá cenas assustadoras: patas enormes, unhas fantásticas, caudas terríveis.

Augusto Massi é poeta e professor de Literatura Brasileira na USP desde 1990. Na última década, tem estudado a prosa memorialista. Estreou na literatura infanto-juvenil com Monstros do cinema, em parceria com Daniel Kondo. Daniel Kondo possui larga experiência como ilustrador e diretor de arte em agências de publicidade e na imprensa jornalística, segue, paralelamente, carreira como arte-ilustrador de literatura infantil e juvenil, sendo publicado, nos últimos anos, pelas editoras Cia. das Letrinhas, Cosac Naify e SESI-SP.