Bolo de casca de banana é receita trabalhada na oficina de culinária promovida pelo Sesc Lajeado
Aapecan do município trabalhou com a ideia de aproveitamento integral da frutaO Programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado realizou, na última terça-feira (18/09), uma Oficina de Culinária na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer do município. Na ocasião, a nutricionista Juliette Carvalho apresentou a receita do bolo de casca de banana, buscando aproveitar integralmente a fruta. A Aapecan é uma das entidades sociais atendidas pelo Programa.
As cascas são nutritivas no bolo e evitam o desperdício. Um dos benefícios da casca de banana é que o seu interior é composto por antioxidantes e pelo mineral potássio. Para a massa ficar no ponto de sabor e consistência corretos, é necessário utilizar duas xícaras de chá de casca de banana lavadas e picadas. Entre os outros ingredientes estão: uma xícara de chá de óleo, três ovos inteiros, meia xícara de chá de açúcar, uma colher de sopa de canela em pó, duas xícaras de chá de farinha de trigo e uma colher de sopa de fermento em pó.
Para preparar, é preciso colocar o óleo, os ovos e as cascas de banana no liquidificador, bater bem e acrescentar o restante dos ingredientes. Bata tudo no liquidificador e, se achar necessário, despeje a parte líquida em uma vasilha e misture a farinha e o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio em torno de 40 minutos. Mais informações sobre podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-2266, no site www.sesc-rs.com.br/lajeado e na página www.facebook.com/sesclajeadors.
Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.