Mostra de cinema convida à reflexão crítica sobre fatos históricos
Entre 13/10 e 03/11 quatro filmes serão exibidos no Coletivo Multicultural, com entrada francaNos meses de outubro e novembro, o Sesc Alegrete exibe a Mostra de Cinema “Revisitando a História”. Considerando que a História, enquanto disciplina, foi construída pelos donos do poder, as verdades narradas se consolidaram como as verdades absolutas, incontestáveis, mesmo podendo muitas vezes, serem questionáveis. Com o objetivo de aguçar o pensamento crítico, é que a mostra convida a repensar alguns “fatos” históricos, por meio das películas. As sessões acontecerão aos sábados, às 17h, no Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete (Barros Cassal, 2160), com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-2129, no site www.sesc-rs.com.br/alegrete e na página www.facebook.com/sescalegreters.
A primeira exibição acontece no dia 13 de outubro, com o documentário “Eu não sou seu negro”. Com direção de Raoul Peck, o longa faz uma releitura sobre o livro nunca terminado de James Baldwin, Remember This House. Na obra literária, o escritor reflete sobre a vida e morte de três amigos seus Martin Luther King Jr., Medgar Evers e Malcolm X, os mártires mais reverenciados do movimento pelos direitos civis nos EUA. As sessões seguem até 03/11, reproduzindo ainda os filmes “Guerra do Paraguay”, “Os últimos dias em Havana” e “Joaquim”. Confira a programação completa abaixo.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Mostra “Revisitando a História”
Data: 13 de outubro a 03 de novembro
Local: Ponto de Cultura Coletivo Multicultural de Alegrete (Barros Cassal, 2160)
Horário: 17h
Entrada franca
Programação
13/10
Filme: “Eu não sou seu negro”
EUA (2017) – Documentário – Raoul Peck
Duração: 94 min
Classificação etária: 12 anos
20/10
Filme: “Guerra do Paraguay”
Brasil (2017) – Drama – Luiz Rosemberg Filho
Duração: 80 min
Classificação etária: 16 anos
27/10
Filme: “Os últimos dias em Havana”
Cuba (2017) – Drama – Fernando Perez
Duração: 93 min
Classificação etária: 14 anos
03/11
Filme: “Joaquim”
Brasil (2017) – Drama – Marcelo Gomes
Duração: 97 min
Classificação etária: 16 anos