. .

Sesc Carazinho sedia final da Batalha de Conhecimento

Representantes das escolas do município puderam usar assuntos corriqueiros como base para duelo
Com o objetivo de mostrar uma diversidade cultural e agregar conhecimento, ação foi realizada abrindo as portas para quem descreve sua realidade em rimas.

Educação, homofobia, saúde, futebol, entre outros assuntos do cotidiano serviram como tema para a final da “Batalha de Conhecimento”, no dia 15 de agosto, no Teatro do Sesc de Carazinho. O duelo contou com representantes das escolas do município. Quem levou a melhor foi Yuri de Oliveira, que representou a EEEM Ernesta Dornelles. O segundo lugar ficou com Rian Gustavo, que batalhou pela EMEF Polibio do Valle. O evento contou com a participação da BDL Gang, um grupo de Hip Hop local. Com o objetivo de mostrar uma diversidade cultural e agregar conhecimento, ação foi realizada abrindo as portas para quem descreve sua realidade em rimas.

Ainda pequeno, Yuri teve o seu primeiro contato com o rap quando sua mãe colocou um DVD do Racionais MC’s para tocar em casa, mas foi só alguns anos depois que ele se apaixonou pelo rap. O filme “8 Mile”, que conta a história do rapper Eminem, foi o ingresso dele para o mundo das batalhas. “A experiência de poder colocar na rima o teu sentimento é única. É uma coisa que ninguém te ensina a fazer. É algo que vem de dentro e com o tempo vai se aprimorando”, descreve Yuri, quando perguntado sobre a experiência de poder expressar seus pensamentos nos versos. A tarde foi rica em cultura, conhecimento, novas experiências e muito hip-hop.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.