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Uruguaiana recebe até 23 de agosto Mostra Ingmar Bergman

O Arte Sesc - Cultura por toda parte apresenta clássicos do mestre sueco com entrada franca.

O Sesc Uruguaiana apresenta a mostra O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman. Até 23 de agosto, filmes do cineasta sueco serão exibidos gratuitamente no Sesc local (Rua Flores da cunha, 1984). As sessões tem entrada franca e ocorrem às 19h. Confira abaixo a programação completa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais, Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko”.

As próximas exibições acontecem nesta sexta-feira (17/08) com “Vergonha”; na segunda-feira (20/08) com o filme “Na Presença de um Palhaço”; “Face a Face” (21/08); “Fanny e Alexander” em 22/08; e “A Hora do Lobo” encerrando a programação no dia 23/08.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra Ingmar Bergman – Uruguaiana

Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da cunha, 1984)
Horário: 19h
Entrada franca

Vergonha
Data: 17/08
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se diz apolítico vive isolado em uma ilha, onde se sustentam com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha. A partir desse momento, eles não poderão mais ficar alheios a tudo o que acontece e terão de lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.

Na Presença de um Palhaço
Data: 20/08
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.

Face a Face
Data: 21/08
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Doutora Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada. Ela e o marido são bem sucedidos em seus empregos, mas, lenta e dolorosamente, ela passa a ser assombrada por imagens e emoções de seu passado que a levam a uma depressão profunda.

Fanny e Alexander
Data: 22/08
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O garoto Alexander (Bertil Guve) e sua irmã Fanny (Pernilla Allwin) são membros de uma poderosa família de artistas liberais do início do século 20. Depois da morte do pai, os irmãos vão morar com o padrasto e são criados em meio ao rígido puritanismo luterano do bispo Vergerus (Jan Malmsjö). Primeiro filme autobiográfico do diretor Ingmar Bergman. Vencedor de quatro Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia, em 1984.

A Hora do Lobo
Data: 23/08
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.