. .

Sesc Passo Fundo apresenta mostra de cinema Ingmar Bergman

Clássicos do mestre sueco serão exibidos entre os dias 14 e 30 de agosto, no Teatro do Sesc

O CineSesc prepara uma programação especial para Passo Fundo no mês de agosto. Entre os dias 14 e 30, o Sesc local (Av. Brasil, 30) apresenta a mostra “O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman”. Um dos maiores diretores da história de sétima arte é homenageado no ano de seu aniversário de 100 anos com a exibição de nove dos seus maiores clássicos, entre eles: “O Sétimo Selo”, “Persona” e “Morangos Silvestres”. As sessões têm entrada gratuita, mediante agendamentos pelo telefone (54) 3313-4318 e acontecem em variados horários. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

No dia 14 de agosto (terça-feira), às 9h, a Mostra apresenta “O Sétimo Selo”, que conta a história de um cavaleiro (Max Von Sydow), que retorna das Cruzadas depois de dez anos e encontra seu país devastado pela peste negra. Enquanto sua fé em Deus é colocada em xeque, ele precisa enfrentar a Morte (Bengt Ekerot) em jogo de xadrez que o resultado pode ou não condená-lo.

No mesmo dia, às 19h30, é a vez de “Persona”, um dos mais emblemáticos filmes do autor. A trama apresenta uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar, enquanto sua enfermeira, na tentativa de auxiliar sua paciente, fala sem parar. A circunstância serve para Bergman pensar e discutir inúmeros elementos da mente humana.

Já no dia 16 (quinta-feira), às 9h, o público será apresentado a “Morangos Silvestres”. Na história, rabugento médico Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. A viagem, as paisagens e as pessoas que encontram servem para o protagonista refletir sobre suas escolhas e experiências no decorrer da vida.

Para fechar a Mostra com chave de ouro, no dia 30 (quinta-feira), às 19h30, será exibido o filme “A Hora do Lobo”, o único filme gótico de Ingmar Bergman. Na trama, o pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada na intenção de criar um ambiente que facilite a produção do artista. Entretanto, Johan é consumido por fantasmas do passado e é perturbado por constantes alucinações. Principalmente entre a madrugada e o amanhecer, a chamada hora do lobo, quando os medos do protagonista podem se consolidar. Mais do que entretenimento, a obra é um ensaio sobre o paradoxo das paixões humanas.

Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais, Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko.”

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra Ingmar Bergman – Passo Fundo
Local: Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30
Agendamentos gratuitos no Sesc (54) 3313-4318 

O Sétimo Selo
Datas: 14/08
Horários: 9h
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: No século 14, depois de dez anos de luta nas cruzadas, o cavaleiro sueco Antonius Block (Max Von Sydow) volta a seu país e o encontra assolado pela peste negra. A Morte (Bengt Ekerot) surge diante do cavaleiro e quer levá-lo consigo. Antonius pede um adiantamento da pena, durante o qual jogará uma partida de xadrez com a morte. O cavaleiro, acompanhado sempre pelo seu escudeiro Jons (Gunnar Björnstrand), vê à sua volta a morte pela fome e pela peste, fiéis que se flagelam em rituais sinistros, bruxas queimadas pela igreja. Somente quando conhece Jof (Nils Poppe) e Mia (Bibi Andersson), um ingênuo casal de saltimbancos, é que suas dúvidas e seus tormentos são aliviados. 

Persona
Datas: 14/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 18 anos
Sinopse: Elisabet Vogler (Liv Ullmann) é uma atriz que ficou muda de repente, e seu tratamento acontece em uma pequena vila à beira-mar, sob os cuidados da enfermeira Alma (Bibi Andersson). As duas passam tempo juntas, com Alma sempre falando sem ter respostas e confiando cada vez mais em Elisabet, contando-lhe seus segredos mais íntimos. Mas, lendo uma carta escrita pela atriz, Alma descobre que é vista como um objeto de estudo. A relação entre as duas mulheres se torna tensa, mas ajudará a ambas a lidarem com suas identidades e seus problemas psicológicos.

Morangos Silvestres
Datas: 16/08
Horários: 9h
Classificação etária: 10 anos
Sinopse: Isak Borg (Victor Sjöström), um velho professor de medicina, reavalia sua vida enquanto viaja até a cidade da universidade em que se formou para receber um título de doutor honoris causa. Borg vai com sua estranha nora, Marianne (Ingrid Thulin) e revisita muitos marcos de seu passado, em especial as memórias de sua família e de Sara (Bibi Andersson), sua paixão de juventude. Morangos silvestres é considerado um dos melhores filmes de Bergman.

Sonata de Outono
Datas: 16/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Depois de oito anos sem se ver, mãe (Ingrid Bergman) e filha (Liv Ullmann) se reencontram. A mãe é uma famosa concertista que, após a morte do empresário (e namorado), vai passar uma temporada na casa da filha casada com um pastor. Tudo parecia bem até que uma simples sonata detona alguns rancores do passado, em uma espécie de acerto de contas. Oscar de Melhor Atriz para Ingrid Bergman e de Melhor Roteiro para Ingmar Bergman. 

Vergonha
Datas: 21/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se diz apolítico vive isolado em uma ilha, onde se sustentam com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha. A partir desse momento, eles não poderão mais ficar alheios a tudo o que acontece e terão de lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.

Na Presença de um Palhaço
Datas: 22/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert. 

Face a Face
Datas: 28/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Doutora Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada. Ela e o marido são bem sucedidos em seus empregos, mas, lenta e dolorosamente, ela passa a ser assombrada por imagens e emoções de seu passado que a levam a uma depressão profunda. 

Fanny e Alexander
Datas: 29/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O garoto Alexander (Bertil Guve) e sua irmã Fanny (Pernilla Allwin) são membros de uma poderosa família de artistas liberais do início do século 20. Depois da morte do pai, os irmãos vão morar com o padrasto e são criados em meio ao rígido puritanismo luterano do bispo Vergerus (Jan Malmsjö). Primeiro filme autobiográfico do diretor Ingmar Bergman. Vencedor de quatro Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia, em 1984. 

A Hora do Lobo
Datas: 30/08
Horários: 19h30
Classificação etária: 18 anos
Sinopse: O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada “hora do lobo”, os medos de Johan podem se concretizar… Tudo funciona à perfeição: a direção magistral de Bergman, a fotografia expressionista de Sven Nykvist e as atuações viscerais de Max Von Sydow e Liv Ullmann.