. .

Centenário de Ingmar Bergman inspira mostra de filmes do Sesc em várias cidades gaúchas

Películas do cineasta sueco serão exibidas nos munícipios de Alegrete, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, São Leopoldo e Uruguaiana

Neste sábado (14/07), o cineasta Ingmar Bergman completaria 100 anos. O sueco é um dos maiores diretores da história da sétima arte e é responsável por filmes como “Persona”, “O Sétimo Selo”, “Gritos e Sussuros”, “Fanny e Alexander” e “Cenas de um Casamento”. A partir disso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc apresenta a Mostra Ingmar Bergman nos municípios de Alegrete, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, São Leopoldo e Uruguaiana, com sessões gratuitas. Confira a agenda abaixo.

Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais. Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Nos seus filmes, alguns dos temas centrais têm como foco o estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, bem como sobre a angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre Deus e o Diabo. Bergman também influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko”. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc/RS que recebem as sessões.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Mostra de Cinema “Ingmar Bergman”

Alegrete
Período: Até 25/08 (Sábados)
Local: Ponto de Cultura Coletivo Multicultural (Barros Cassal, 2160 – Cidade Alta)
Horário: 17h
Entrada franca
Mais informações: Sesc Alegrete, pelo telefone (55) 3422-2129

Bento Gonçalves
Período: Até 31/07 (Terças-feiras)
Local: Sesc Bento Gonçalves (Rua General Cândido da Costa, 88)
Horário: 20h
Entrada franca
Mais informações: Sesc Bento Gonçalves, pelo telefone (54) 3452-6103

Caxias do Sul
Período: 16 a 22/07
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes 312)
Horários: 19h30 (segunda a sexta) e 18h e 20h (sábado e domingo)
Entrada franca
* Parceria com a Secretaria Municipal da Cultura – Unidade de Cinema e Vídeo e o Instituto Cultural Taru
Mais informações: Sesc Caxias do Sul, pelo telefone (54) 3209-8250

Lajeado
Datas: 17 e 26/07
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
Horários: 14h15 (17/07) e 19h (26/07)
Entrada franca
* Interessados em outras datas podem agendar gratuitamente pelo telefone (51) 3714.2266
Mais informações: Sesc Lajeado, pelo telefone (51) 3714.2266 

Gravataí
Data: 28/07
Local: Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241)
Horário: 16h
Entrada franca
* Exibição do filme “Na Presença de um Palhaço”
Mais informações: Sesc Gravataí, pelo telefone (51) 3497-6174

São Leopoldo
Período: 06 a 08/08
Local: E.M.E.F. João Goulart (Rua Um, s/n, Vila Brás)
Horário: 19h
* Exclusivo para alunos da escola
Mais informações: Sesc São Leopoldo, pelo telefone (51) 3592-2129 

Uruguaiana
Período: 13 a 23/08
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Horário: 19h
Entrada franca
Mais informações: Sesc Uruguaiana, pelo telefone (55) 3412-2482 

Passo Fundo
Período: 14 a 30/08
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Horários: 9h e 19h30
Entrada franca
* Agendamentos gratuitos no Sesc pelo telefone (54) 3313.4318
Mais informações: Sesc Passo Fundo, pelo telefone (54) 3313.4318