Festival Varilux de Cinema Francês tem semana cheia em Uruguaiana
"Marvin" e "Nos Vemos no Paraíso" ganham a tela do Sesc nos dias 03 e 05 de julho, respectivamenteConsiderado o maior festival de cinema francês do mundo, o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018 chega a sua quinta semana de exibição no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). No dia 03 de julho (terça-feira), a obra “Marvin”, de Anne Fontaine, ganha a tela; enquanto no dia 05 (quinta-feira), é a vez de “Nos Vemos no Paraíso“, de Albert Dupontel. As sessões acontecem sempre às 19h e tem entrada gratuita. Mais informações estão disponíveis no telefone (55) 3412-2482 ou no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana/.
Em “Marvin“, acompanhamos o protagonista que dá nome ao filme fugir de sua comunidade, de sua família, de seus pais devido as seguidas expressões de rejeição e humilhação por ser um “rapaz diferente”. Nessa fuga, ele descobre no teatro novos amigos e formas de se aceitar como é. Já em “Nos Vemos no Paraíso“, o público é apresentado a adaptação do romance de Pierre Lemaître, que conta uma trama de sobrevivência e farsa durante os dias que antecederam o Armistício na I Guerra Mundial, em novembro de 1918. Confira a programação completa no site http://variluxcinefrances.com/2018/cidade/uruguaiana-rs.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Festival Varilux de Cinema Francês 2018 – Uruguaiana
Entrada franca
Horário: 19h
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
03 de julho
Marvin
Direção: Anne Fontaine
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h53
Sinopse: Marvin Bijou está em fuga: Primeiro de seu vilarejo em Vosges, depois da família, da tirania do pai, da renúncia da mãe e por último da intolerância, rejeição, humilhações as quais era exposto por tudo que faziam dele um rapaz ”diferente”. Fora de lá, ele descobre o teatro e aliados que, finalmente, vão permitir que sua história seja contada por ele mesmo.
05 de julho
Nos Vemos no Paraíso
Direção: Albert Dupontel
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h57
Sinopse: Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício, Édouard Péricourt salva a vida de Albert Maillard. Ambos não têm nada em comum, a não ser a guerra, e são obrigados a se unir para sobreviver. Anos depois, Albert e Édouard decidem montar uma fraude nos monumentos aos mortos. Também planejam uma farsa para desmascarar o Tenente Pradelle, que tenta fazer fortuna com corpos das vítimas da guerra. Adaptação do romance de Pierre Lemaître, premiado pelo Prix Goncourt em 2013.
10 de julho
O Orgulho
Direção: Yvan Attal
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Comédia dramática – 1h35
Sinopse: Neila Salah cresceu na periferia e sonha em se tornar advogada. Inscrita na grande universidade parisiense de Assas, ela confronta, desde o primeiro dia, Pierre Mazard, professor conhecido por suas provocações e deslizes. Para se desculpar por sua conduta desrespeitosa, Pierre aceita preparar Neila para o prestigioso concurso de eloquência. Cínico e exigente, Pierre pode se tornar o mentor que Neila precisa. Mas é necessário que ambos superem seus preconceitos.
12 de julho
O Poder de Diane
Direção: Fabien Gorgeart
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h27
Sinopse: Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.
17 de julho
Primavera em Casablanca
Direção: Nabil Ayouch
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Drama – 1h59
Sinopse: Em Casablanca, entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes trajetórias, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce.
19 de julho
Promessa ao Amanhecer
Direção: Eric Barbier
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Biografia/Drama – 2h10
Sinopse: De sua infância difícil na Polônia, passando por sua adolescência sob o sol de Nice, até suas proezas como aviador durante a Segunda Guerra Mundial, Romain Gary viveu uma vida extraordinária. Mas essa ânsia por viver mil vidas e se tornar um grande homem, ele deve a Nina, sua mãe. É o amor louco dessa mãe cativante e excêntrica que fará dele um dos maiores romancistas do século XX. Mas esse amor materno, sem limites, também será seu fardo por toda vida.
24 de julho
A Raposa Má
Direção: Benjamin Renner e Patrick Imbert
Ano de produção: 2017
Gênero / Tempo de duração: Animação – 1h20
Sinopse: Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo estão muito enganados. Lá, vivem animais especialmente agitados: uma raposa que pensa que é galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer tomar o lugar de Papai Noel. Se você quiser passar férias em um lugar sossegado, não pegue esse caminho!
26 de julho
O Retorno do Herói
Direção: Laurent Tirard
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Comédia – 1h30
Sinopse: Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatará…
31 de julho
O Último Suspiro
Direção: Daniel Roby
Ano de produção: 2018
Gênero / Tempo de duração: Ficção científica/Ação – 1h29
Sinopse: No dia em que um nevoeiro misterioso e mortal envolve Paris, sobreviventes se refugiam nos últimos andares e nos telhados dos prédios da capital. Sem eletricidade, comida ou água, uma pequena família tenta sobreviver a essa catástrofe…, mas as horas passam e fica evidente que eles não receberão nenhum tipo de ajuda e para sobreviver será necessário deixar o local e enfrentar a terrível névoa.