Dia do Desafio prevê ações em Alvorada
Evento esportivo acontece no dia 30/05 e promete movimentar a comunidade localA cidade de Alvorada está preparada para o Dia do Desafio. A Unidade Sesc/Senac local, em parceria com a Prefeitura Municipal, terá uma programação recheada para a próxima quarta-feira, dia 30 de maio. Toda a comunidade está convidada a realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Neste ano, Alvorada irá confrontar de forma saudável a cidade de Itapipoca, do Ceará. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (51) 3411.7613 e no site www.sesc-rs.com.br/alvorada.
Ao longo do dia, estão previstas diversas ações no município, como aulas de alongamento, caminhada orientada, de dança, ginástica, atividades na Praça João Goulart (em frente à Prefeitura), na Prefeitura Municipal, na Câmara de Vereadores, nas Secretarias Municipais, blitz no comércio, nos centros esportivos, no Ginásio Municipal, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Clubes de Mães, Senac e nas escolas municipais e estaduais. Para encerrar o Dia do Desafio, a partir das 19h, ocorre o encontro de ciclistas, patinadores, skatistas oficinas de Muay Thay e apresentação de ballet, em frente à Prefeitura de Alvorada.
No Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Mais informações podem ser obtidas no www.diadodesafio.org.br.
Desafio social – Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até o dia 30 de maio, a Unidade Sesc/Senac Alvorada (Av. Getúlio Vargas, 941 – Parada 44) e o Ginásio Municipal Tancredo Neves estão arrecadando calçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.
Sobre o DDD – O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 30 de maio vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que visa promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.
Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.