. .

ARTIGO: A arte de formar plateias

A curadora do Palco Giratório e coordenadora de Artes Cênicas Sesc/RS, Jane Schoninger, fala sobre a importância da formação de plateias no cenário cultural.
Foto: Claudio Etges

Ao longo dos 13 anos de realização do Festival Palco Giratório Sesc/POA, buscamos oferecer um espaço de experiências, descobertas e reflexão por meio das artes cênicas. Não só pela apreciação dos espetáculos, como pelos momentos de intercâmbio entre artistas e público: bate-papos após as sessões, seminário e oficinas. Acreditamos que estimular a intimidade entre o espectador e a obra, proporcionando um diálogo artesanal, “olho no olho”, é sensibilizar este cidadão para que dê continuidade ao seu interesse pela arte.

Nesta edição, lançamos uma nova proposta de conexão, em que um coletivo convidado vai ao encontro da comunidade a fim de trocar experiências e conhecimentos, refletindo sobre suas realidades, pensando em conjunto sobre o papel e potencial da arte neste contexto. Um desses Encontros com a Plateia ocorreu no bairro Restinga, com alunos da Escola Mario Quintana, que receberam a Cia Marginal (RJ). De imediato, conseguimos avaliar o quão enriquecedora foi a oportunidade do encontro humano – antes de tudo – gerador de uma empatia capaz de estimular outras e novas conexões com a sua comunidade e com a arte. 

Pelo terceiro ano seguido, também investimos no diálogo com os próprios artistas e fazedores de arte locais, de dentro e fora da universidade. Com o Seminário convidamos todos os interessados na produção artística a uma meditação mais profunda sobre questões emergenciais, para entender o presente e pensar em possibilidades para o futuro. Desta forma, nos preocupamos em contribuir para a continuidade de um trabalho artístico, crítico e presente, que busca um diálogo constante a partir de distintas referências e reflexões.

Todas as ações que desenvolvemos buscam proporcionar a apreciação estética e a reflexão crítica frente às obras e ao nosso presente, entendendo ser o caminho para a conquista de autonomia. E por intermédio dessas ações, acreditamos chegar a tantos outros e novos públicos e fortalecer a plateia que, já fiel que por diversas vezes lotou os teatros, esgotou os ingressos e contribuiu para o sucesso de mais uma edição do Festival Palco Giratório Sesc/POA.